Conceitos: brainstorm

O que é brainstorm?O termo brainstorm é mesmo bastante usado no mundo corporativo e pode trazer dúvidas. O significado literal, traduzido do inglês, nada mais é que “tempestade cerebral”, mas, na prática, faz mais sentido ser classificado como tempestade de ideias. Ou seja, tem total relação com criatividade.

O brainstorm é um momento em que um grupo se reúne para explorar o máximo possível da criatividade dos profissionais envolvidos. Não há um método tradicional definido para execução dessa atividade, o que mais importa é atingir o objetivo proposto no início.

Uma boa sequência a ser adotada para o brainstorm é começar pelo briefing, com a identificação do problema a ser resolvido. Depois disso, os integrantes do grupo dão ideias que possam solucionar o problema – é onde acontece, de fato, a tempestade de ideias. Por fim, são avaliadas todas as propostas anotadas para análise de alternativas a serem seguidas para resolução do problema. É importante ter foco na estratégia e saber eliminar interpretações individuais.

Na prática

Um momento clássico em que o brainstorm é geralmente usado na comunicação corporativa é, por exemplo, na hora de dar nome a um projeto, a um produto ou a um serviço oferecido aos colaboradores. Profissionais de diversas áreas de interface se reúnem e lançam ideias relacionadas ao problema em questão. Ao final, um nome é definido.

Se nunca viveu essa experiência, fique tranquilo e passe a observar a partir de agora. Certamente terá muita oportunidade de participar de um brainstorm no trabalho.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s