Chegou a hora de descobrir se seu negócio precisa de comunicação interna

Diferentemente do marketing, que recebe cada vez mais investimento nas empresas, principalmente com o surgimento dos fluxos de venda on-line; ou da própria assessoria de imprensa, já mais tradicional nas organizações, a comunicação interna ainda é pouco explorada e, em muitas das vezes, até desconhecida pelos gestores. Como fazer, então, para descobrir se seu negócio precisa mesmo de comunicação interna? Aqui estão algumas dicas.

Como descobrir se seu negócio precisa de comunicação interna

Antes de qualquer ponderação, saiba que a comunicação interna pode ser oferecida por uma equipe própria, pertencente à área de Comunicação Corporativa da empresa, ou por uma agência terceirizada, por exemplo. Não recomendo a contratação do serviço em modelo freelancer, pois a atividade requer consistência, precisa ser planejada para um período maior e não deve ser feita de forma pontual ou aleatória, sem estar ligada à estratégia.

Agora você está preparado para analisar alguns dos aspectos que podem revelar se sua empresa precisa de comunicação interna. Boa leitura.

Todos conhecem o direcionamento estratégico?

Pergunte-se, primeiramente, se todos os colaboradores da empresa sabem para onde ela está caminhando, conhecem os planejamentos de médio e longo prazos e estão cientes e de acordo com os objetivos estratégicos estipulados pela alta gestão.

É super importante conhecer o direcionamento estratégico, por isso é preciso mostrá-lo e explicá-lo aos colaboradores, afinal, cada um deles contribuirá para o alcance das metas e para a geração de resultados. Além disso, quando pautado pela estratégia, o profissional tende a ser mais produtivo e mais eficaz, acredite.

líderes se comunicam bem com seus liderados?

Comunicação entre líder e equipeParte do trabalho de disseminação dos objetivos estratégicos é de responsabilidade dos gestores, que precisam se habituar a usar o canal de comunicação líder-equipe durante a rotina de trabalho. Em diversas organizações, esse será o único meio de contato com as notícias da empresa para os profissionais que trabalham no campo ou na fábrica, por exemplo.

Um gestor precisa saber se comunicar e, mais que isso, precisa compreender totalmente as mensagens enviadas pela equipe de comunicação corporativa para que repasse-as às equipes. Se isso não está acontecendo, é um novo sinal de que a comunicação interna tem muito a agregar.

colaboradores sentem-se valorizados e motivados?

Se há problemas com o clima organizacional de sua empresa, fique atento,  seu time pode estar desmotivado e isso pode ocasionar perda de qualidade e de eficiência. Uma equipe de comunicação interna poderia fazer uso de canais específicos para valorizar o trabalho de cada profissional, informar melhor sobre o andamento da empresa e noticiar conquistas, bons resultados e projetos inovadores.

O endomarketing é outra ferramenta que poderia ser extremamente explorada. Está percebendo o universo de oportunidades?

Há ruídos na comunicação do dia a dia?

Procure prestar atenção no surgimento constante de boatos e informações cruzadas e na disseminação de fake news, seja por parte dos colaboradores ou da própria liderança. Caso haja problemas desse tipo com certa frequência, é hora de agir.

A comunicação interna nem sempre vai conseguir competir com as fake news no que diz respeito à instantaneidade, justamente porque o que será veiculado precisa ser corretamente apurado e checado. No entanto, a credibilidade é o atributo principal nesse caso.

Qual o tamanho do quadro de colaboradores da empresa?

Sua empresa precisa de comunicação interna?Por fim, é interessante refletir sobre o tamanho do corpo funcional necessário para seu negócio. Se você é proprietário ou gestor de uma empresa com um número bastante reduzido de colaboradores, de repente a comunicação líder-equipe pode ser sua melhor aliada e, sozinha, dar conta do recado. Mas se sua empresa é de pequeno ou médio porte, a comunicação interna já tem muito a te oferecer.

Imagino que tenha chegado à conclusão de que sua empresa precisa sim de uma equipe de comunicação interna. Os benefícios são diversos e podem proporcionar, inclusive, ganhos em produtividade e melhoria do clima organizacional. Precisa de ajuda para escolher o melhor modelo ou ainda tem dúvidas sobre algum atributo da comunicação interna? Então entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s