Projeto é uma espécie de documento que reúne, de forma organizada e sistemática, as próximas ações de uma equipe, detalhando cada atividade que deve ser executada para um fim específico. É basicamente um roteiro para orientar quem vai executar as ações, elaboradas a partir de orientações, normas e diretrizes, para alcance de determinado objetivo ou meta.
A partir das oportunidades vislumbradas e do objetivo final, as atividades são descritas detalhadamente, considerando o uso dos recursos disponíveis ou que precisarão ser providenciados. O gerente de projeto precisa avaliar e ponderar recursos humanos e econômicos, além da estrutura e do tempo, fundamental em um projeto.
Há variáveis que podem interferir e, dependendo da intensidade dessa interferência, comprometer o projeto: sociais, tecnológicas, culturais, econômicas e até mesmo políticas. Com base nos recursos e nessas variáveis, vale refletir sobre eficiência, produtividade, eficácia e efetividade das ações.
Na prática
É praticamente impossível trabalhar em uma grande empresa e não participar de projetos. Se você trabalha em uma, provavelmente já participou de alguns. De todo modo, cada pessoa tem vários projetos na vida, que podem muitas vezes não ser encarados dessa forma.
Exemplos claros são a compra de um carro ou a construção de uma casa: há início, meio e fim e é algo único, que não se repetirá – não aquele modelo de carro, naquela cor, para o mesmo dono etc., entende?
Se interessa por projetos? Então clique aqui para saber mais sobre comunicação de projetos.