O diagnóstico nada mais é que o levantamento ou o compilado de informações que revelam o desempenho de uma determinada organização – ou até mesmo de um projeto. É extremamente importante para auxiliar a tomada de decisão e na comunicação corporativa não é diferente: com o diagnóstico em mãos, o gestor consegue enxergar com clareza pontos de melhoria, problemas a serem corrigidos e boas oportunidades de atuação.
Há quem confunda diagnóstico com os termos análise e avaliação, por exemplo. No entanto, é importante diferenciar os conceitos, já que o diagnóstico é uma etapa anterior, a fase inicial de todo o processo de tomada de decisões, o momento em que são compiladas e apresentadas as informações. Somente depois disso haverá análise dessas informações.
O termo pode não ser muito usado no dia a dia das empresas, mas, se for feita uma reflexão, é fácil perceber como o diagnóstico está presente na vida dos gestores a todo momento. Para cada decisão a ser tomada, inclusive pela equipe de comunicação corporativa, observa-se um diagnóstico, ou seja, um panorama do cenário da organização. Com isso, surgem naturalmente ponderações sobre impactos culturais, econômicos e sociais que podem ser gerados aos colaboradores e à empresa.
Na prática
Na comunicação interna é bastante comum encontrar diagnósticos completos em resultados de pesquisas, por exemplo. O retorno dado pelos colaboradores por meio das respostas permite que os jornalistas de empresa tenham acesso a diversos indicadores que permitem avaliações e a futura construção do plano de comunicação, um dos produtos que costumam ser elaborados a partir de diagnósticos.