Fornecedores, respeitem as práticas de comunicação interna de seus clientes

Fornecedores precisam respeitar comunicação interna

Grandes empresas possuem diversos fornecedores, estejam eles ligados diretamente ao core business da organização ou a atividades de apoio, como a comunicação corporativa. É de se esperar que cada um desses fornecedores tenha políticas e diretrizes definidas para orientar o comportamento de seus colaboradores e direcionar a atuação da empresa; no entanto, quando é iniciado o relacionamento com um cliente, é preciso adequar-se.

Nem todas as regras estabelecidas serão compatíveis com as dos clientes e, por isso, os fornecedores precisam se adaptar e jogar cada jogo conforme o esquema tático de cada cliente, podemos assim dizer, fazendo uma rápida analogia ao futebol.

Estratégia

O primeiro fator a ser considerado em divulgações de terceiros é o alinhamento relacionado a conteúdo e identidade visual. Toda a comunicação interna é pensada de forma estratégica e precisa ser coerente para quem recebe as informações – os colaboradores.

Quando uma mensagem é enviada diretamente por fornecedores a todo o público da empresa, o alinhamento pode ser totalmente perdido se não houver aprovação prévia do responsável pela comunicação interna. A identidade visual e a personalização do conteúdo são fundamentais para que os colaboradores recebam da melhor forma possível as informações.

Cronograma

Cronograma de divulgação de informaçõesDiversas mensagens são transmitidas diariamente pela equipe de comunicação interna aos colaboradores de uma empresa. Para que os receptores assimilem o conteúdo da melhor forma possível e para evitar o excesso de e-mails em suas caixas de entrada, é preciso escalonar os envios.

Todo cuidado é tomado pelo jornalista de empresa ao programar os horários e dias para envio de comunicados e e-mails marketing, por exemplo; logo, é importante que esses profissionais de comunicação certifiquem-se de que não haverá outros envios paralelos.

O canal usado, o formato escolhido e o momento em que são enviadas as informações têm relevância e interferem diretamente na recepção do conteúdo.

Interpretação

E-mails enviados diretamente pelos fornecedores não são preparados conforme a cultura, o direcionamento estratégico, a linguagem e o clima da empresa, logo, podem gerar percepções indesejadas.

Cada profissional interpreta um e-mail de uma forma, com base, por exemplo, em seu tempo de experiência na empresa e em seu conhecimento sobre o contexto que envolve a informação. Justamente por isso é importante ter padrões e controle de qualidade, para que as diferentes interpretações sejam equilibradas e, com isso, a margem das diferentes percepções, reduzida.

Abordagem

Em casos de um serviço oferecido diretamente aos colaboradores, como um benefício, é de interesse do fornecedor que haja grande adesão por parte dos beneficiados, logo, muitas das vezes há um esforço de marketing que pode destoar de tudo o que é produzido e oferecido pela equipe de comunicação interna.

Oferta de serviços na comunicação internaEnviar e-mails como estratégia de marketing digital para converter mais leads não é o melhor caminho. O que era pra ser um benefício, oferecido proativamente aos colaboradores, torna-se, sob o ponto de vista do receptor da mensagem, um e-mail de venda de um serviço.

Envios de e-mails tipo spam aos colaboradores são ruins para todos os envolvidos: para esses destinatários, para a empresa e para o próprio fornecedor. Definir bem as regras e as permissões que serão concedidas aos fornecedores é fundamental e papel do jornalista de empresa, que deve olhar pelos colaboradores da empresa e filtrar os conteúdos que serão compartilhados.

Quer saber mais sobre o assunto ou deseja entender melhor como devem ser o alinhamento e os filtros para as mensagens de fornecedores? Entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s