Uma das modalidades mais usadas para divulgações na internet hoje é a parceria com influenciadores digitais, que ganham cada vez mais destaque nas mídias. Identificação com o público, humanização da publicidade, personalização e ideologia são alguns dos conceitos diretamente relacionados a essa receita que vem dando super certo.
Mas como transportar essa realidade para o universo da comunicação interna? Sim, é possível criar estratégias específicas para o público interno das organizações, mantendo praticamente a mesma receita. Abaixo, estão algumas recomendações. Pronto para começar?
Relacionamento
A primeira providência a ser tomada para encontrar bons influenciadores é conhecer as pessoas. Pode parecer óbvio, mas é preciso se relacionar: o jornalista de empresa precisa buscar aproximação para identificar colaboradores que sejam aptos a assumir o papel.
Circule pelas áreas da empresa, converse com colaboradores e interaja sempre que possível, seja em saídas de reunião, na pausa para o café, no retorno do almoço ou em encontros rápidos no corredor. Além disso, compartilhe a necessidade com os gestores, eles podem ser bons parceiros na busca pelos influencers.
De corpo e alma
Busque pessoas proativas e que vistam a camisa da empresa, colaboradores que, já sejam, de repente, produtores de conteúdo. Por se tornarem referência, naturalmente influenciam os colegas. O papel do profissional de comunicação interna é potencializar essa influência e, principalmente, direcioná-la com base em temas estratégicos e positivos para a organização.
Gerar engajamento é preciso, mas, diante de colaboradores já engajados, o que precisa ser feito é contribuir para que os influenciadores continuem sendo centralizadores e disseminadores de mensagens. Isso vai gerar ainda mais engajamento e orgulho é um sentimento que deve ser valorizado sempre.
Seleção
A equipe de Recursos Humanos da empresa deve ser uma importante aliada na busca por influenciadores. Primeiramente, pela própria interface, por conhecerem os colaboradores, receberem feedbacks dos gestores e acompanharem o desenvolvimento de todos – capacitação + carreira.
Além do acesso privilegiado a informações dos colaboradores, o time de RH possui – ou deveria possuir – total interesse em disseminar benefícios, atributos da empresa, possibilidades de crescimento profissional etc., o que é potencializado, na prática, via comunicação corporativa. A relação, nesse caso, é totalmente construtiva, ambas as áreas saem ganhando.
Dentro do jogo
Depois de mapear colaboradores, fique atento para escolher alguém que vá realmente agregar valor à comunicação. De nada adianta o engajamento e a influência se não houver alinhamento estratégico.
Conhecer o negócio da empresa e saber para onde a organização caminha, com base nos objetivos estratégicos, é fundamental. É importantíssimo que o influenciador seja alguém de referência, inclusive, estratégica, independentemente do cargo, técnico ou de gestão. Mas precisa ser uma pessoa que vá contribuir com a disseminação da estratégia.
Já tentou identificar influenciadores e teve dificuldades? Ainda não cogitou a possibilidade? Entre em contato para saber mais sobre o trabalho.
Gabriel Rocha
3 comentários sobre “Como identificar influenciadores para a comunicação interna?”