Como identificar influenciadores para a comunicação interna?

Como encontrar influenciadores na comunicação interna?Uma das modalidades mais usadas para divulgações na internet hoje é a parceria com influenciadores digitais, que ganham cada vez mais destaque nas mídias. Identificação com o público, humanização da publicidade, personalização e ideologia são alguns dos conceitos diretamente relacionados a essa receita que vem dando super certo.

Mas como transportar essa realidade para o universo da comunicação interna? Sim, é possível criar estratégias específicas para o público interno das organizações, mantendo praticamente a mesma receita. Abaixo, estão algumas recomendações. Pronto para começar?

Relacionamento

A primeira providência a ser tomada para encontrar bons influenciadores é conhecer as pessoas. Pode parecer óbvio, mas é preciso se relacionar: o jornalista de empresa precisa buscar aproximação para identificar colaboradores que sejam aptos a assumir o papel.

Encontre influenciadoresCircule pelas áreas da empresa, converse com colaboradores e interaja sempre que possível, seja em saídas de reunião, na pausa para o café, no retorno do almoço ou em encontros rápidos no corredor. Além disso, compartilhe a necessidade com os gestores, eles podem ser bons parceiros na busca pelos influencers.

De corpo e alma

Busque pessoas proativas e que vistam a camisa da empresa, colaboradores que, já sejam, de repente, produtores de conteúdo. Por se tornarem referência, naturalmente influenciam os colegas. O papel do profissional de comunicação interna é potencializar essa influência e, principalmente, direcioná-la com base em temas estratégicos e positivos para a organização.

Gerar engajamento é preciso, mas, diante de colaboradores já engajados, o que precisa ser feito é contribuir para que os influenciadores continuem sendo centralizadores e disseminadores de mensagens. Isso vai gerar ainda mais engajamento e orgulho é um sentimento que deve ser valorizado sempre.

Seleção

A equipe de Recursos Humanos da empresa deve ser uma importante aliada na busca por influenciadores. Primeiramente, pela própria interface, por conhecerem os colaboradores, receberem feedbacks dos gestores e acompanharem o desenvolvimento de todos – capacitação + carreira.

Além do acesso privilegiado a informações dos colaboradores, o time de RH possui – ou deveria possuir – total interesse em disseminar benefícios, atributos da empresa, possibilidades de crescimento profissional etc., o que é potencializado, na prática, via comunicação corporativa. A relação, nesse caso, é totalmente construtiva, ambas as áreas saem ganhando.

Dentro do jogo

Depois de mapear colaboradores, fique atento para escolher alguém que vá realmente agregar valor à comunicação. De nada adianta o engajamento e a influência se não houver alinhamento estratégico.

Conhecer o negócio da empresa e saber para onde a organização caminha, com base nos objetivos estratégicos, é fundamental. É importantíssimo que o influenciador seja alguém de referência, inclusive, estratégica, independentemente do cargo, técnico ou de gestão. Mas precisa ser uma pessoa que vá contribuir com a disseminação da estratégia.

Já tentou identificar influenciadores e teve dificuldades? Ainda não cogitou a possibilidade? Entre em contato para saber mais sobre o trabalho.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Como identificar influenciadores para a comunicação interna?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s