Conceitos: organizações

O que são organizações?Organizações são complexos criados a partir da união de pessoas, estruturas, produtos e serviços, processos e procedimentos que interagem diariamente com diversos stakeholders – clientes, fornecedores, poder público, comunidade, colaboradores etc. para atingir resultados pretendidos.

Na prática, esses complexos costumam ser formados por mais de uma pessoa e o trabalho é coordenado com foco no cumprimento de um ou mais objetivos previamente definidos. As organizações satisfazem demandas, necessidades e desejos dos diversos públicos com os quais se relacionam, por exemplo, igrejas, sindicatos, instituições de ensino, escolas, empresas de capital aberto.

As organizações podem ser construídas em ambientes físicos ou eletrônicos e possuem identidade e cultura próprias, criadas a partir do relacionamento estabelecido a partir de diretrizes, hierarquias, tomadas de decisão etc. Tudo isso, claro, com influência externa de aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

Na prática

Muito provavelmente você trabalha em uma organização, então fica fácil entender o conceito na prática. Se não for o caso, procure observar em seu dia a dia a presença de organizações em variados momentos. Quando for a uma celebração religiosa, a um restaurante ou a uma unidade do poder público (municipal, estadual ou federal) solicitar atendimento, saiba que está se relacionando com organizações. Ou ainda: pense no seu time do coração, por exemplo.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s