Conceitos: criação publicitária

O que é criação publicitária?Como o próprio nome já deixa a entender, esta é uma função exercida por publicitários, seja em empresas ou em agências especializadas na atividade. Dois dos atores envolvidos são o redator e o diretor de arte, que trabalham no desenvolvimento de peças individuais ou até mesmo de campanhas completas.

Publicitários trabalham, a todo momento, com o objetivo de influenciar escolhas de clientes, ou seja, de incentivar transações entre empresa e públicos consumidores. Para isso, usam e abusam da criatividade: as ideias e imagens, os textos, as estruturas, enfim, todos os elementos a serem usados e suas respectivas disposições precisam ser traduzidos da esfera mental para algo prático e, de preferência, inovador.

Importante lembrar que a publicidade é usada para divulgação de produtos e serviços, diferentemente da propaganda, que busca divulgar ou disseminar ideias e argumentações de cunho ideológico. Essa é a diferença.

Na prática

É fácil identificar a criação publicitária no dia a dia de qualquer cidade, mesmo que de pequeno porte. Outdoors, chamadas na rádio, comerciais de TV e, mais recentemente, anúncios na internet são exemplos clássicos e revelam diretamente o trabalho dos publicitários. Perceba que, mesmo que de forma discreta, todas essas peças têm o objetivo de vender produtos ou serviços.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s