Equipes de comunicação costumam ser enxutas diante de outros setores das empresas, afinal, apesar de serem super importantes, não são o core business, são áreas de apoio ao negócio na maioria das vezes. Sendo assim, os processos devem ser muito bem organizados e os profissionais precisam ser eficientes, considerando tempo de trabalho, uso de recursos e volume de entrega.
O modelo de agência de notícias costuma funcionar bem e pode ser uma boa escolha para manter os canais de comunicação interna sempre atualizados. Até o trabalho de assessoria de imprensa pode ser beneficiado no que diz respeito a agenda positiva junto às redações.
Por quê?
As agências de notícias funcionam em um modelo bastante interessante. Um núcleo principal concentra a edição dos conteúdos e é responsável pelas decisões editoriais a nível institucional, no entanto, repórteres correspondentes trabalham distribuídos em diversas cidades para apuração e redação de notícias sobre as regiões específicas em que atuam. Esse é o grande diferencial.
À medida que as informações são apuradas, são transmitidas à equipe de editores centralizada para redação ou edição do conteúdo. Isso permite uma produção dinâmica e abrangente, justamente pela distribuição dos jornalistas. E isso pode ser perfeitamente aplicado à realidade das empresas, considerando, claro, limitações de custo e de profissionais disponíveis nas equipes de comunicação corporativa.
Melhor aproveitamento
Quando seguido o modelo das agências, os jornalistas de empresa conseguem, enquanto equipe, entregar mais conteúdo e ampliar o raio de atuação na organização. O modelo amplia naturalmente o campo de atuação da área e agiliza o processo, já que todos os profissionais apuram e produzem conteúdo simultaneamente.
O grande ganho de produtividade é decorrente desse aproveitamento de determinados conteúdos ou de insumos obtidos na apuração em todos os canais disponíveis. Adaptações de formato e linguagem, por exemplo, serão necessários, porém, o esforço é basicamente de edição. A apuração e, muitas das vezes, a redação, são únicas.
Na era digital, em que tudo acontece de forma dinâmica e a informação circula com rapidez, é preciso ser o mais ágil e preciso possível para evitar boatos e manter os colaboradores sempre atualizados. Tem dificuldades para estruturar a equipe e organizar a produção descentralizada de conteúdo? Então entre em contato.
Gabriel Rocha