Um evento nada mais é que um acontecimento planejado, que acontece em um determinado espaço de tempo, com participação de pessoas – seja virtual ou fisicamente -, em um local previamente definido ou até mesmo via internet, devido às possibilidades oferecidas pelo avanço tecnológico. O objetivo é, normalmente, canalizar a atenção dos participantes para divulgar organizações, produtos, serviços ou ideias.
A indicação é que um evento seja sempre usado como parte de uma comunicação integrada, unindo relações públicas, comunicação interna, marketing e publicidade. E não mais como acontecia antigamente, de forma pontual e deslocada. Essa sinergia faz toda a diferença na assimilação dos conceitos e na entrega da proposta por parte dos organizadores.
Empresas organizam eventos para auxiliar na comunicação com stakeholders, o que contribui para aumentar a visibilidade de qualquer que seja o objetivo do evento. É importante – e geralmente fácil de perceber – que cada evento tenha seu estilo, adequado à imagem da organização responsável, com foco no público participante e adaptado sempre ao objeto principal. A cara da empresa precisa estar presente.
Na prática
Jogos de futebol e shows são ótimos exemplos de evento, conceitualmente, mas na realidade profissional também não é difícil identificá-los. Já participou de grandes reuniões de alinhamento com diretores e presidente ou de uma premiação de algum programa de desempenho e resultados na sua empresa? Pois bem, são exemplos clássicos de eventos, assim como entrevistas coletivas para a imprensa e roadshows de lançamento de produtos.
Um comentário sobre “Conceitos: evento”