Conceitos: missão

O que é missão?Missão é um termo muito usado no dia a dia das empresas e é um conceito bastante simples. A missão determina o fator motivador que justifica a existência da organização, ou seja, a razão de ser da empresa, considerando o atendimento ao público, seja por meio de seus produtos ou serviços.

A missão costuma estar ligada às expectativas criadas pela diretoria – e até mesmo pelos colaboradores – e geralmente responde a perguntas como “qual a razão de ser da empresa?”, “para que existimos?” e “quem somos?”. A missão é como um guia e normalmente revela a filosofia da empresa, já que é construída com foco no mercado e nos clientes, descrevendo características como valores, qualidade e relacionamento com os colaboradores.

Como indica o que deve ser feito por todos na organização, deve ser mantida por um período extenso, sem modificações e alterações, justamente para que possa ser cumprida. Dica final: procure iniciar a descrição com um verbo no infinitivo.

Na prática

A missão, assim como a visão e os valores da empresa, costuma estar disponível para consulta no site oficial, é uma prática comum no mercado. Caso queira consultar alguns exemplos, tente buscar na internet ou procurar por menus do tipo “A empresa” em sites corporativos de grandes organizações. Caso queira conhecer a missão da empresa para a qual trabalha – isso se já não conhece, pois deveria – , o recomendado é procurar na intranet ou acionar as equipes de Planejamento Estratégico ou de Comunicação Corporativa.

Um comentário sobre “Conceitos: missão

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário