Dicas de diagramação e design para quem quer ter mais autonomia em projetos na web

Ferramentas para design gráfico na internet

Antes de dar qualquer dica ou indicar qualquer ferramenta ou site, é preciso deixar claro que a ideia desse post não é desvalorizar o profissional de design ou incentivar a não contratação desse tipo de mão de obra. O trabalho de um designer agrega valor ao produto final de forma diferenciada, não apenas sob o ponto de vista visual. Pensar a criação sob a ótica do design é um trabalho desafiador e complexo: um bom designer consegue proporcionar, inclusive, uma experiência diferenciada para o cliente.

O objetivo aqui é indicar algumas ferramentas e softwares que otimizam o trabalho rápido do dia a dia ligado a artes gráficas, edições simples e elaboração de identidades visuais e conceitos. Está preparado para deixar seus produtos mais atrativos? Seu site, suas páginas das redes sociais, seu portfólio, seu currículo e seu cartão de visita agradecem.

Imagens

Qual software usar para criar imagens na web?Para encontrar boas fotografias ou ilustrações na internet, eliminando a necessidade de contratar saídas fotográficas ou produções especializadas, recomendo dois sites.  O que mais uso, inclusive para o blog, é o Pixabay, que possui um vasto banco de imagens disponíveis gratuitamente.

No Pixabay, é possível buscar palavras-chave em português ou em inglês e certamente você encontrará – em diferentes proporções para download – algo para ilustrar seu texto, sua peça, enfim, qualquer tipo de material.  Outra dica de site semelhante é o Unsplash, vale dar uma navegada por lá.

Arte

Para criar currículos, cartões de visita, posts para redes sociais, diagramas, fluxogramas, esquemáticos e gráficos, a melhor ferramenta que encontrei na internet até o momento foi o Canva. É um software em nuvem, com limitações em sua versão grátis, mas que possui uma infinidade de recursos e configurações prévias que ajudam os marinheiros de primeira viagem que queiram se aventurar pela arte do design gráfico.

Se você está criando uma logomarca, uma proposta visual para sua empresa ou para um cliente, qualquer que seja a organização, vai precisar criar a paleta de cores que vai guiar todo tipo de criação dando à marca uma identidade. Para isso, recorra ao Colors, ferramenta que fornece instantaneamente uma paleta de cores com diversas combinações.

Ícones

Use ícones em seus materiais de comunicaçãoÉ bastante interessante usar ícones para aumentar a atratividade das peças, principalmente em apresentações ou criações em que o conteúdo seja organizado em tópicos. Para isso, é importante fazer download de um grupo de ícones que seja da mesma família, ou seja, que sigam o mesmo grafismo, o mesmo tracejado e que representem uma identidade única. Para isso, recomendo os sites Icons8 e FlatIcon.

Com essas duas ferramentas, será simples criar um material coerente e coeso para ser apresentado a superiores em reuniões de resultado, para ser usado em eventos ou para atender a clientes. Ícones podem resumir conteúdos em simples imagens que contribuem para uma melhor assimilação das mensagens por parte do receptor.

Landing Pages

Caso sua necessidade seja criar landing pages, o software que recomendo – e que também pode ser usado gratuitamente – é o MailChimp. Sua necessidade pode ser criar uma página de vendas ou de inscrição em eventos, uma página para a qual o consumidor do conteúdo será direcionado ao acessar um e-book, enfim,  tudo isso pode ser feito no MailChimp.

Há versões pagas, com mais recursos disponíveis, cabe a você identificar sua necessidade. Para retirar a assinatura do software das peças, por exemplo, é preciso contratar algum dos pacotes.

Dica extra

Por fim, uma ferramenta que não está diretamente relacionada a aspectos visuais, mas que pode auxiliar bastante no controle das criações é o Evernote. É um bloco de notas aprimorado, com diversos recursos, por exemplo, a possibilidade de anexar documentos às notas. A ferramenta é indicada para armazenar informações em diversos formatos, logo, útil para controlar a produção da equipe de design ou da agência contratada.

Esses são os sites que eu uso no dia a dia. E aí, gostou? Tem alguma outra indicação? Deixe nos comentários e contribua com os colegas produtores de conteúdo.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Dicas de diagramação e design para quem quer ter mais autonomia em projetos na web

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s