Comunicação interna tem relação com eventos de negócios?

Por que o profissional de comunicação interna deve ir a eventos?Por que um profissional de comunicação interna deve – ou deveria – ir a eventos com stakeholders externos? Qual a relação entre a comunicação interna e clientes, fornecedores, empresas concorrentes e Governo?

O envolvimento pode não ser direto, mas alguém precisa criar esse vínculo para apurar informações e transmiti-las aos colaboradores da empresa. E nem sempre as fontes conseguem captar, com precisão e olhar estratégico, o que deve ser informado.

Base para a comunicação

O jornalista de empresa é quem produz os conteúdos ligados às diretrizes da empresa e ao direcionamento estratégico e quem precisa reunir, em produtos de comunicação, as principais mensagens a serem transmitidas. Em resumo, o profissional de comunicação interna é a base para o alinhamento dos colaboradores e o responsável por manter todo o corpo funcional da empresa informado. Importante ir a eventos, não?

Aprendizado

A importância do aprendizado em eventosJustamente por ter a missão de informar, o profissional de comunicação interna precisa entender o negócio da empresa e saber o que e quando transmitir informações aos colaboradores ou aos gestores, especificamente. Para isso, dominar a pauta, entender o cenário e conhecer a cadeia formada pelos stakeholders é fundamental.

Jornalista é um profissional que vive em constante aprendizado, seja na redação ou nas empresas. Mesmo que trabalhe para um determinado negócio específico, de nicho, sempre vai haver algo mais para ser aprendido. Conhecimento nunca é demais para o profissional da informação.

Foco nas lideranças

É bastante comum que os líderes da organização participem dos eventos – cada um em sua área de atuação, claro – e esses são ótimos momentos para que o jornalista de empresa amplie seu relacionamento com os gestores da empresa. Normalmente há situações que podem ser aproveitadas para conversas sobre planejamento, apresentação do plano de comunicação e para simples aproximação, o que é fundamental, afinal, gestores são sempre boas fontes de informação.

Benchmarking

Eventos são excelente oportunidade para networking em comunicação corporativaPor fim, mas não menos importante, eventos são sempre excelentes oportunidades para benchmarking. O profissional de comunicação interna pode aproveitar a presença dos diversos expositores para conhecer o que está sendo feito por grandes empresas sob o ponto de vista de comunicação corporativa. Sem falar no networking, que é fundamental para qualquer profissão, certo?

Precisa planejar melhor sua participação em eventos e não sabe por onde começar? Então entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s