O papel da comunicação interna durante o período de negociação sindical

A relação entre a comunicação interna e a negociação sindicalQuem trabalha em grandes empresas ou pertence a classes específicas de trabalho conhece muito bem as representações sindicais e, periodicamente, vivencia a negociação que estabelece, entre empresa e colaboradores, o acordo coletivo de trabalho. Mas qual a relação disso com comunicação corporativa? Toda.

Assessores de imprensa podem precisar atuar, por exemplo, em situações de manifestações e até mesmo de crises decorrentes da tensão gerada durante este intenso período, no entanto, a equipe de comunicação interna tem envolvimento direto com todo o processo e papel importantíssimo durante a negociação. É sobre isso que você vai aprender com o texto de hoje.

Todos na mesma página

Antes de mais nada, o trabalho começa com a missão de informar a todos os colaboradores sobre o andamento da negociação, propriamente dita. Apurar as informações referentes a reuniões, propostas, pautas discutidas etc. é parte do escopo do jornalista de empresa quando as propostas estão sendo discutidas.

Tudo o que há de bom

Como manter colaboradores informados sobre benefícios da empresaValorizar atributos e benefícios oferecidos pela empresa aos colaboradores também faz parte do trabalho do profissional de comunicação interna. Longe de ter como intenção manipular qualquer decisão – justamente por isso tudo precisa ser feito com bastante clareza e ética -, mas é importante mostrar abertamente aos profissionais da organização todos os benefícios oferecidos.

Primeiramente, é importante para o colaborador conhecer tudo o que tem à sua disposição e, além disso, é interessante para a empresa que os benefícios sejam usados, afinal, recursos estão sendo investidos.

Mão na massa

Uma das formas de valorizar os benefícios oferecidos pela empresa é trabalhar, durante todo o ano, em pautas com assuntos relacionados a esses benefícios, para que sejam divulgados e valorizados os pontos positivos. Os grandes impactos aqui costumam ser gerados quando são produzidos materiais criativos e atrativos, mas, principalmente, que sejam úteis aos público interno. De nada adianta fazer publicidade interna, é preciso agregar valor.

Mensagens para os líderes

O gestor enquanto canal de comunicaçãoÉ fundamental que haja direcionamento claro e específico para a liderança durante o processo de negociação sindical. E é papel do jornalista de empresa promover reuniões e eventos para esse público, além de preparar documentos de FAQ e comunicados específicos, por exemplo, para auxiliar na capacitação dos gestores para trabalhar o tema com suas equipes.

A palavra do líder é essencial e é ele que estará disponível, no dia a dia, para esclarecer dúvidas e explicar cálculos complexos e termos de contrato. Aposte na liderança como canal de comunicação.

Você sente falta desse trabalho na empresa para a qual trabalha? Ou precisa estruturar melhor o trabalho, enquanto profissional de comunicação interna? Então entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s