É, de forma resumida, o grupo formado por profissionais e empresas jornalísticas que transmitem informações e notícias para toda a sociedade. O nome é derivado da técnica da impressão, usada nos jornais, mas, com o surgimento de outros formatos, passou a englobar todos os veículos jornalísticos.
Mesmo que sua função seja produzir, de certa forma, algo a ser comercializado – no caso, notícias e informações em geral -, a imprensa é tida, há anos, como entidade que detém poder e dever de fornecer à população informações de interesse público, fomentar debates e formar opiniões, além de fiscalizar o poder público. Tudo isso pautada pela ética do jornalismo.
A transmissão de informações é mais rápida depois da chegada da internet e a produção de conteúdo vem sendo cada vez mais descentralizada. No entanto, em tempos de fake news, o papel da imprensa é ainda mais importante no que diz respeito à apuração, à checagem de fatos e dados e à credibilidade da informação publicada.
Na prática
Não há muita dificuldade em exemplificar a imprensa no dia a dia. Ela está presente no jornal lido no café da manhã, no rádio que toca no trajeto para o trabalho, no portal de notícias que atualiza a população praticamente em tempo real, a todo momento, e nos telejornais, bastante assistidos durante o dia, talvez com mais intensidade à noite. Se você já reconheceu um repórter em atividade na rua, por exemplo, saiba que ele é parte fundamental da imprensa.
Um comentário sobre “Conceitos: imprensa”