Como pensar em boas pautas para um blog corporativo?

Como pensar em boas pautas para um blog corporativo?Depois de criado um blog para sua empresa, um dos maiores desafios do jornalista de empresa é manter o portal sempre atualizado, com boas pautas. A publicação constante é importante não só para movimentar o canal, mas para garantir periodicidade e deixar a comunicação com o público cada vez mais próxima.

Mas como ter boas ideias para produzir conteúdo relevante para o público e estratégico para a empresa? Confira algumas dicas para te auxiliar com a criatividade.

Factuais

Publicar fatuais no blog corporativoPrimeiramente, vamos ao básico: paute os factuais, eles são os principais responsáveis por criar a sensação de atualização constante no leitor. Mas lembre-se, também, de inserir mensagens importantes a cada notícia publicada. Oportunismo é tudo e pode ser muto bem aplicado nesse caso dos factuais.

Estratégia

Temas estratégicos precisam estar sempre presentes na pauta. Não deixe-os de lado, afinal, são conteúdos que vão contribuir para a compreensão do negócio por parte dos colaboradores e ainda vão auxiliar no próprio direcionamento das atividades rotineiras no trabalho.

Engajamento

Manter os profissionais motivados e empenhados em dar o melhor para a empresa é super importante, portanto, procure produzir conteúdos que gerem engajamento nos colaboradores, que despertem neles o sentimento de pertencimento e orgulho por fazer parte da organização.

Transmídia

Fazer a ponte entre comunicação interna, redes sociais e imprensa é sempre uma boa ideia. É interessante que haja interação entre os conteúdos produzidos nessas três esferas e dessa interface podem surgir diversas pautas. O que é factual para uma rede social, por exemplo, a organização de um evento, pode ser uma excelente pauta de engajamento para os canais internos se abordado todo o esforço dedicado à organização desse evento. Já refletiu sobre isso?

O papel do editor de um blog corporativoPor fim, atenção especial à linha editorial de cada canal, sempre. De nada adianta produzir bons conteúdos se eles não estiverem coerentes com os princípios editoriais do veículo. A atuação do editor no direcionamento de repórteres, pauteiros e produtores é imprescindível.

Se precisar de ajuda para elaborar um calendário completo de pautas, entre em contato.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s