Conceitos: comunicação integrada

O que é comunicação integrada?É uma expressão  bastante usada no universo da comunicação corporativa e representa, basicamente, a sinergia e a interação entre áreas, necessidades da organização e ferramentas disponíveis. Uma comunicação integrada busca relacionar expertises diferentes da comunicação, por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, marketing etc. A ideia aqui é explorar os ganhos e benefícios que essas especialidades podem proporcionar ao negócio não só isoladamente, mas de forma integrada e articulada.

A comunicação de uma organização precisa ser construída conjuntamente, com uso de todas as especialidades disponíveis, afinal, é importante zelar pela imagem e pela reputação o máximo possível, mesmo que varie o público de interface. Isso é possibilitado pela soma de esforços, iniciativas, estratégias e canais e materiais de comunicação que têm o objetivo de agregar valor para a marca ou consolidar a imagem da organização.

Para se chegar a uma comunicação integrada, é preciso certificar-se de que comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa estejam diretamente relacionadas, formando o composto da comunicação organizacional. Mesmo que cada uma possua uma atuação específica a objetivos particulares, é a soma delas que proporcionará eficácia para a comunicação.

Na prática

Quando a equipe de comunicação corporativa organiza um evento, por exemplo, precisa se preocupar naturalmente com os aspectos mercadológico e institucional , afinal, mesmo que seja interno, os colaboradores são os principais replicadores da imagem externamente. E se é um evento interno, obviamente haverá comunicação interna, afinal, o principal público precisa ser informado sobre a iniciativa. Depois de informados, vai haver movimentação relacionada a ajustes em horário de frequência, destinação de verba para participação no evento, reserva de hotel ou veículos para deslocamento, enfim, mais comunicação presente para deixar claros os procedimentos a serem seguidos.

Percebe como um simples evento já é um exemplo claro de comunicação integrada? Marketing para divulgação e atração dos participantes, publicidade e comunicação interna para informar e despertar interesse e relações públicas para a própria organização.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s