Projetos ganham força quando há apoio da comunicação interna

Projetos ganham força com apoio de comunicação internaSe você acompanha esse blog há algum tempo, certamente já se deparou com conteúdos relacionados a comunicação de projetos e à importância do alinhamento prévio com a equipe de comunicação interna para divulgações futuras.

Mas quais os ganhos podem ser proporcionados, de forma geral, quando a equipe de comunicação interna é envolvida, desde o início, em um grande projeto? Ganham os líderes do projeto, ganha a empresa, ganham os colaboradores. Quer ver só?

Pra início de conversa, repito mais uma vez que é fundamental que o jornalista de empresa se mantenha sempre informado e que seja comunicado previamente sobre o andamento de iniciativas, novos projetos e ações futuras. O responsável por elaborar o conteúdo e transmitir as mensagens a todos os colaboradores da empresa precisa sim ter acesso priorizado às informações.

Jogando o jogo

Participando das reuniões de alinhamento entre os profissionais das áreas envolvidas diretamente no projeto, o jornalista de empresa consegue articular, nas divulgações, a participação de todas as equipes de interface. É imprescindível, também, que haja um responsável por ligar os pontos e não deixar de fora informações importantes. E essa é uma função do profissional de comunicação interna.

Organização e planejamento

A organização para elaboração do plano de comunicação de projetosA equipe de comunicação interna deve ser capacitada para atuar em projetos e ajudar com a comunicação de cada etapa e, principalmente, das mensagens estratégicas. Para isso, é recomendada a elaboração de um plano de comunicação bem estruturado e consistente, que contemple todos os canais disponíveis e os diferentes públicos de interface, considerando periodicidade e outros critérios. Estando ciente com antecedência, o jornalista de empresa será capaz de apresentar à equipe líder do projeto, ou seja, aos clientes internos, um bom plano.

Satisfação dos clientes

Com todo o planejamento e atenção dedicada a cada stakeholder, a equipe que lidera o projeto estará bem servida no que diz respeito a comunicação. Quando um determinado projeto corporativo é tirado do papel, depois de aprovado pela direção da empresa, é interessante, também sob o ponto de vista de comunicação interna, que ele seja valorizado e consiga os resultados esperados.

De nada adianta investimento, alocação de recursos, formação de equipes e divulgação se, na prática, o projeto não for visto como algo relevante e estratégico para a organização. O bom jornalista de empresa compreende esse tipo de necessidade e quer trabalhar para que o projeto seja, também, algo que fortaleça a reputação e a imagem da empresa.

Colaboradores motivados

Colaboradores engajados produzem maisDificilmente vai haver um projeto bem sucedido sem a mobilização de pessoas, afinal, quem “faz acontecer” nas empresas são as pessoas. Os processos podem ser bem estruturados, os sistemas podem dar suporte tecnológico, enfim, nada vai sustentar um projeto se não houver engajamento por parte dos colaboradores. E é parte do escopo de comunicação interna ajudar a despertar, nas pessoas, a vontade de ajudar. Gerar engajamento é preciso.

Quem cresce não é apenas a organização, cada profissional que participa do projeto se desenvolve e abre portas para sua própria carreira. Saber usar o aprendizado e as informações em prol dessa evolução pode ser um diferencial. Mais uma ajuda da comunicação interna.

Empresa mais eficiente

Todo o bom andamento do projeto – o que inclui uma comunicação efetiva e estratégica – é refletido naturalmente em ganhos para a empresa. Mais produtividade, mais eficiência, otimização de tempo e de recursos, melhoria da saúde financeira, melhores resultados, enfim, um leque de possibilidade de ganhos e melhorias para a organização.

Um projeto possui início, meio e fim, mas, se algo não pode ter fim, sem dúvida são os benefícios proporcionados pelo projeto. Destaque o que está acontecendo, use a comunicação interna para valorizá-lo.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s