O termo pode ser referir à profissão, ao profissional, ao processo ou à atividade executada pelo profissional. Pode parecer confuso, mas trata-se basicamente da gestão de parte da comunicação nas organizações e, principalmente, da administração dos relacionamentos com os stakeholders de forma estratégica e planejada.
Durante o dia a dia de operação de uma determinada organização é natural que surjam conflitos e eles precisam ser solucionados. As relações públicas entram em cena neste momento, para buscar o equilíbrio entre os interesses da própria organização e de seus públicos de interface, por exemplo, Governo, comunidade, grupos sociais etc. Para isso, são usadas ferramentas e ações de comunicação.
As relações públicas são importantes para a sustentabilidade de uma empresa justamente pelo escopo de trabalho considerando o contexto e os stakeholders – que contempla organização de eventos, desenvolvimento de projetos sociais, culturais e esportivos, assessoria de imprensa, propaganda institucional, criação de vídeos institucionais etc. Quem quer se posicionar enquanto marca, seja empresa, atleta, artista, modelo ou produto, precisa de relações públicas para a gestão e a construção de uma imagem sólida, com boa reputação.
Na prática
Você já esteve em um evento promocional de uma determinada empresa? Independentemente da experiência que tenha vivido, tente relembrar dos detalhes e vai perceber que, mesmo que haja benefícios para quem participa, o objetivo maior da empresa é sempre valorizar a marca e se posicionar de alguma forma específica no mercado. Tudo pode parecer simples e perfeito para o público final, mas as únicas certezas são de que foi bastante trabalhoso tirar o projeto do papel e de que nada foi por acaso, há sempre estratégia.