Por que a assessoria de imprensa é fundamental em tempos de Coronavírus?

Como a assessoria de imprensa é importante para momentos como o da Covid-19?Pela primeira vez na história, a sociedade acompanha uma crise global em tempo real. Redes sociais e serviços de notícias – imprensa – estão produzindo uma avalanche de conteúdos que trazem, para todos, o benefício de se manterem informados. No entanto, as pessoas nem sempre estão, de fato, bem informadas, ou seja, de posse de informações corretas. E isso é crítico.

Ansiedade, tensão, período em quarentena, home office, isolamento social e grande volume de informações. Como a assessoria de imprensa pode contribuir com a produção de conteúdo nesse momento como o de intensa proliferação do novo Coronavírus (Covid-19)?

Lapidar a joia

Uma primeira grande contribuição do jornalista de empresa enquanto assessor de imprensa é preparar as informações apuradas com especialistas, seja ele colaborador de órgãos oficiais de saúde do Governo ou de organizações do setor.

Publicar nos canais institucionais ou passar para a imprensa informações já lapidadas facilita bastante o trabalho do profissional da notícia, que pode dedicar seu tempo a outras atividades, como produção de infográficos ou entrevistas com outras fontes, por exemplo.

Suporte à imprensa

O jornalista de empresa garante suporte à imprensa na apuraçãoAuxiliar a imprensa a transmitir as informações corretas é algo bastante comum no dia a dia, o assessor não passa o tempo todo trabalhando apenas em pautas pró-ativas. Faz parte do trabalho do jornalista de empresa esclarecer dúvidas, explicar conceitos, interpretar dados, enfim, dar todo o suporte necessário à imprensa – importante avaliar se é interessante para a organização, claro.

Muitas das vezes é de interesse do assessor de imprensa trocar e-mails e mensagens pelas redes sociais, telefonar, organizar reuniões por videoconferências etc. para que o jornalista de redação se aprofunde no tema. Com isso, a chance da informação ser passada ao público do veículo com mais clareza aumenta, o que pode ser vantajoso também sob a ótica da assessoria de imprensa.

É preciso treino

Transmitir uma informação ou se comunicar é cada vez mais fácil com os recursos disponíveis nos dias de hoje, no entanto, é preciso ter clareza e saber a melhor forma de passar todo o conteúdo para o público. Não basta dominar o assunto, não basta estar confortável diante das câmeras ou da imprensa, de forma geral. É preciso unir as duas coisas e ainda somar algumas outras, por isso, media training é fundamental.

Passe a reparar nas entrevistas e pronunciamentos concedidos à imprensa nesse período. Por que são escolhidos sempre os mesmos especialistas no tema ou as já conhecidas autoridades? É simples. Porque eles foram treinados para estar onde estão.

Credibilidade

O assessor de imprensa enquanto parceiros dos jornalistasPor fim, vale lembrar que, mesmo com todos os meios de comunicação disponíveis, é importantíssimo checar a fonte da informação a ser consumida – antes, claro, de consumi-la. O cuidado principal deve ser com as redes sociais, plataformas em que as informações são rapidamente passadas adiante por meio dos botões “Compartilhar” ou “Encaminhar”.

Há ruídos causados por informação incorreta, fonte falsa, timming errado, enfim, qualquer que seja o elemento distorcido, os danos podem ser graves. Uma fake news pode, por exemplo, levar a população a adotar medidas nocivas à saúde, mesmo que a intenção seja a de preservar a própria saúde. Percebe a gravidade?

Reconhecimento e apoio

Apoie os profissionais de saúde na luta contra o CoronavírusNessas horas, junto da valorização dos profissionais de saúde; de limpeza, que viabilizam o funcionamento das unidades de saúde; de transporte público; de supermercados e drogarias; vem também o reconhecimento ao jornalista. Profissional dedicado – e capacitado, assim se espera – para apurar, checar e transmitir informações com clareza e credibilidade, prestando serviço à população.

Apoie o trabalho da imprensa, confie nos conteúdos produzidos pelas assessorias de imprensa das organizações diretamente envolvidas na pandemia do Coronavírus – órgãos oficiais ou entidades do setor de Saúde – e não repasse informações sem antes checar a fonte. Faça o seu papel e ajude a conscientizar a população.

Lave as mãos, com água e sabão, a cada duas horas. #informaçãoParaCombateAoCoronavírus

Gabriel Rocha

2 comentários sobre “Por que a assessoria de imprensa é fundamental em tempos de Coronavírus?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s