Assim como todos os demais, é um canal de comunicação, no entanto, tem como objetivo central conectar a organização a seus diversos públicos por meio de linguagem, em sua maioria, mais informal, justamente para facilitar o contato. É uma ferramenta de trabalho usada para construção da imagem, para relacionamento com órgãos reguladores ou Governo, para divulgação de notícias e, também, para valorização dos colaboradores.
Um blog corporativo pode estar, de repente, vinculado até mesmo ao próprio site oficial da instituição. Tudo bem que o site já é um ambiente criado para transmissão de informações, mas o blog vai além, o blog busca estabelecer diálogo e aproximação. Um blog pode ser, por exemplo, interno, voltado à comunicação com os colaboradores da organização, mas pode ser, também, externo, orientado ao relacionamento com outros stakeholders.
Há diversos tipos de blog corporativos e essa variação é derivada do objetivo identificado pela equipe de comunicação ou pelo corpo gestor da empresa. Confira alguns deles:
- Cultura corporativa: visa fortalecer a cultura empresarial, diferentemente do modelo colaborativo, em que há abertura para contribuição.
- Gestão do conhecimento: destinado basicamente ao gerenciamento do conhecimento gerado na organização, como o próprio nome diz.
- Comunidade: criados para dar origem a comunidades de interessados em assuntos comuns. Podem ser divididos em diversos segmentos ou nichos.
- Marketing: focados exclusivamente na comercialização de serviços ou produtos.
- Marca: destinados ao fortalecimento da marca, são abastecidos, normalmente, com informações que valorizam a empresa e contribuem para a construção da reputação.
Na prática
Já procurou saber se a empresa em que trabalha possui um blog corporativo? Procurar no site oficial pode ser um bom começo, mas pergunte também ao seu gestor. Se ainda não conhece esse tipo de canal, faça uma breve pesquisa na internet e sugira a criação do canal na empresa, os ganhos são diversos. Se precisar de ajuda, entre em contato.
Um comentário sobre “Conceitos: blog corporativo”