Comunicação: ainda mais necessária em tempos de Covid-19

Use canais de comunicação para se informarSe tem algo que pode acalmar os ânimos, auxiliar as tomadas de decisão e garantir que todos os colaboradores estejam informados em momentos de crise como o da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), é a comunicação.

É uma ferramenta extremamente importante para as organizações, seja na disseminação de mensagens corporativas, seja na gestão das equipes, que ganha ainda mais relevância em momentos delicados. Mas o que pode ser feito? Quais os benefícios a comunicação pode oferecer a uma empresa nesses casos?

Comunicação necessária em tempos de Covid-19
Conexão

Um primeiro ponto a ser considerado é simplesmente a manutenção do contato entre as pessoas, o que proporciona direcionamento ao trabalho e clareza na troca de informações. Estabelecer comunicação constante entre os profissionais de uma equipe e de times de interface é fundamental para estejam todos na mesma página, por dentro das prioridades.

Conexão é tudo em cenários de criseEm cenários de crise, os gestores possuem a missão de tranquilizar os colaboradores e manter a produtividade da equipe. E a comunicação é uma importante ferramenta para alcanças esses objetivos.  Os canais de comunicação interna podem contribuir, afinal, são meios usados para transmissão de mensagens estratégicas e diretamente relacionadas ao negócio.

Uma comunicação efetiva é positiva para alinhamento, evitar retrabalho e manter a sinergia durante as atividades. Em situações como a da pandemia de Covid-19, se torna ainda mais necessária.

Comunicação interna

Os jornalistas de empresa costumam ser uns dos profissionais mais acionados em crises. Não é fácil definir a estratégia ou o uso para cada canal, avaliar a necessidade da criação de novos produtos, encontrar a abordagem correta para cada mensagem em um cenário delicado, conter a ansiedade e, ao mesmo tempo, informar com clareza e precisão, enfim, equilibrar expectativas. Não é fácil.

Situações como a da Covid-19 exigem atualização constante e de qualidade. O status da situação e os últimos acontecimentos precisam ser repassados aos colaboradores; nesse casos, quanto mais informação, melhor. Manter uma comunicação frequente e eficaz com os colaboradores pode ajudar a preservar a saúde de todos e evita, inclusive, desinformação.

  • Quer saber como a comunicação interna pode ajudar em situações como a do novo Coronavírus? Clique aqui.
  • Por que apostar na comunicação interna em momentos de crise? Clique aqui para saber.
Assessoria de imprensa

Os assessores de imprensa também não param durante as crises, trabalham tão intensamente quanto a equipe de comunicação interna, mas com a missão principal de zelar pela reputação da empresa. Há mudanças, medidas provisórias, decretos etc. e a organização pode vir a ser impactada.

Além de manter a busca por agenda positiva e preparar notas e posicionamentos para a imprensa, caso necessário, o assessor de imprensa é o profissional mais indicado para redigir, editar e revisar o pronunciamento de porta-vozes ou autoridades políticas.

  • Quer saber por que a assessoria de imprensa é fundamental em tempos de Coronavírus? Clique aqui.
Tecnologia como aliada

Covid-19: Videoconferência em tempos de isolamento socialPara manter a comunicação constante entre os profissionais de sua empresa, aposte em ferramentas de videoconferência, como Hangouts, Webex e Skype, ou recorra aos meios mais tradicionais, como e-mail e a própria ligação telefônica. A equipe de Tecnologia da Informação precisa providenciar a infraestrutura necessária, mas, com isso, essas ferramentas podem elevar a produtividade e a eficiência das equipes.

Em paralelo, durante o trabalho mantenha-se atento aos canais oficiais de comunicação da empresa, combinado? Se precisar de ajuda nesse momento, entre em contato.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Comunicação: ainda mais necessária em tempos de Covid-19

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s