Conceitos: pesquisa quantitativa

O que é pesquisa quantitativa?A pesquisa quantitativa tem a estatística como aliada principal em todo o processo, desde a coleta ao resultado, passando, pela etapa de tratamento dos dados. É diferente da pesquisa qualitativa, que tem foco maior em uma contextualização social, cultural ou histórica e na interpretação de percepções e comportamentos. A pesquisa quantitativa é uma técnica usada em levantamentos para esclarecer, principalmente, questionamentos de natureza científica.

Na prática, o objetivo é quantificar informações por meio de uma coleta de dados estruturada e de análise estatística desses insumos levantados com a pesquisa. São usados, durante a análise, métodos simples, como os de amostragem e percentuais, que envolvem diversos cálculos.

Nas pesquisas quantitativas, as respostas para os questionamentos do pesquisador são obtidas por meio de números que quantificam opiniões e dados. Essa exatidão numérica é importante para retratar a realidade analisada pelo pesquisador e oferecer resultados objetivos.

Na prática

Números, índices, indicadores e estatística têm sido palavras bastante comuns ao dia a dia de todos. Aparecem em reportagens, fazem parte da rotina de trabalho de muitos e são usados até mesmo para organizar a disposição dos produtos nas prateleiras dos supermercados. Tudo isso é obtido por meio de pesquisa quantitativa, que gera dados ao pesquisador e possibilita uma tomada de decisão mais objetiva.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s