Comunicação corporativa em tempos de home office

Como fazer comunicação corporativa em home office?Com a chegada de grandes interferências, sejam desejadas ou não, vêm também uma grande necessidade de mudança para adaptação. E o home office, modelo de trabalho adotado por muitos nesse momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), é um exemplo claro de como é possível dar continuidade ao trabalho de comunicação corporativa do dia a dia mesmo estando à distância, fora do escritório. Muitas empresas já possuem o modelo home office estabelecido como rotina, inclusive.

Então o que deve fazer o jornalista de empresa em meio à pandemia? Confira algumas dicas neste texto.

A toda hora, o tempo todo

É preciso manter todo o trabalho da rotina e ainda ampliar a comunicação nesses momentos. Uma comunicação constante, clara e bem direcionada, acalma os ânimos dos colaboradores, mantém todos situados na mesma página, evita a propagação de boatos e ainda pode ser usada para valorizar os profissionais da organização.

Dois pilares básicos para momentos delicados como o da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) são: circular informações precisas para combater fake news e valorizar os colaboradores por meio de campanhas de endomarketing para gerar engajamento.

Bate-papo corporativo

Os profissionais de comunicação precisam manter contato constante com suas equipes no dia a dia para articular divulgações, cumprir o que está no plano de ação e definir cronogramas de divulgação dos materiais produzidos. Em home office, esse contato precisa ser ainda mais próximo, é preciso que haja comunicação entre a equipe de comunicação – sim, isso pode parecer estranho – o tempo inteiro.

Aprender a usar canais digitais faz parte da adaptação ao modelo de trabalho em casa, explorar novos recursos de aplicativos, plugins ou sistemas pode ser enriquecedor, sem falar no aprendizado que é se comunicar com os colegas de equipe por meio de canais, abandonando a tradicional reunião presencial. Sinergia é tudo e imprescindível para que a comunicação corporativa cumpra seu papel estratégico na empresa em momentos críticos.

Use e abuse dos recursos

O que usar para uma comunicação corporativa em home office?A tecnologia já vem contribuindo há algum tempo para que canais digitais passem a ser cada vez mais usados em substituição aos tradicionais – isso envolve, inclusive, o fator custo. Nada melhor que aproveitar o momento em que muitos colaboradores estão em home office para explorar esses canais e, de repente, até substituir os já não tão usados. Redes sociais, WhatsApp, e-mail, plataformas para webinar, enfim, há uma infinidade de possibilidades a serem exploradas.

Para o dia a dia de trabalho, recorra a e-mail, WhatsApp e redes sociais internas, mas procure usar também as plataformas de videoconferência como Skype, Hangouts e Webex. Com recursos de áudio, vídeo, texto, imagem e compartilhamento de tela, podem ser uma ótima solução.

Conhece o Evernote? Veja como uso a ferramenta para me organizar.

Produtos x efeitos

Colha feedback sobre a comunicação corporativaMais do que nunca, saiba se a comunicação está sendo efetiva. Procure criar reuniões periódicas com os gestores diretamente envolvidos nas medidas adotadas durante a crise – seja em caso de pandemia ou qualquer outro evento – para apuração das informações a serem transmitidas. Mais que isso, peça feedbacks e sugira que questionem as equipes para avaliar a recepção das mensagens no cenário atípico.

Além de manter contato com a liderança para acompanhamento das repercussões, conte com os gestores da empresa para auxiliar não processo de disseminação das mensagens. Líderes são fundamentais para a comunicação, principalmente com profissionais que trabalham em campo. Eles devem ser considerados, inclusive, um canal.

Sente falta de uma comunicação estruturada na empresa para a qual trabalha? Ou precisa de ajuda especifica para momentos como o da pandemia da Covid-19? Entre em contato.

  • Para saber como a comunicação interna pode ajudar a sua empresa em situações como a do novo Coronavírus, clique aqui.
  • Se quiser se aprofundar em assuntos de assessoria de imprensa e ver como ela é importante em momentos como esse de pandemia, clique aqui.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s