Traçar um plano estratégico para competir com outras empresas de um mesmo ramo de atuação, em uma determinada área. Isso é, de forma resumida, se posicionar competitivamente.
É importante posicionar-se para atingir as metas estabelecidas. E para ter um posicionamento competitivo de sucesso, é fundamental estudar o mercado de atuação e conhecer suas características. Além do mercado, importante entender, também, o comportamento, os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, afinal, a vantagem competitiva será obtida justamente em relação aos concorrentes. Ser competitivo está atrelado a vários fatores, como custo, localização geográfica, entre outros, mas, principalmente, à qualidade do produto ou do serviço oferecido.
Todo gestor, empresário, pequeno ou microempreendedor precisa se preocupar com a concorrência e avaliar os riscos existentes: manter os concorrentes mapeados é parte importante da estratégia para se manter competitivo.
A entrada em um determinado mercado já dominado, por exemplo, exige da empresa algum tipo de vantagem competitiva sobre a concorrente que domina esse mercado específico, certo? A inovação pode, por exemplo, ser um diferencial competitivo, caso a empresa dominante do mercado esteja usando tecnologia ultrapassada ou defasada em relação a um determinado processo produtivo. Competitividade é peça-chave no mundo dos negócios.
Na prática
É muito comum, no dia a dia, se deparar com marcas concorrentes, independentemente do mercado, afinal, há empresas de destaque em praticamente todos os segmentos. No entanto, o que leva organizações a se tornarem líderes de mercado? Alguma vantagem competitiva, seja ela qual for. Pode ser preciso estudar o mercado ou conhecer um pouco do mundo business para entender essas rivalidades e vantagens, mas pode ter certeza de que há, a todo momento, competitividade.