Capacitação em tempos de Covid-19: aproveite o momento de quarentena

Se esse texto te atraiu porque imaginou encontrar aqui uma lista imensa de filmes, livros, podcasts ou e-books sobre comunicação corporativa, você está enganado. Perdão. Mas não por isso você deve fechar a janela, pois há dicas bacanas sobre o tema e eu fiz questão de listar aqueles materiais que realmente contribuíram – e contribuem – com minha carreira, especificamente.

Amplie suas competências em comunicação corporativa

Diferentemente de algumas listas que trazem diversas obras, renomadas e bastante conhecidas no mercado, a lista abaixo foi criada com base na minha trajetória e eu posso dizer: recomendo muito todos os produtos abaixo, realmente fizeram a diferença na minha vida ou serviram para me lembrar sempre da importância da comunicação na vida das pessoas, seja pessoal ou profissional. Boa leitura!

Livros

Livro Jornalismo Diário– Jornalismo Diário (Publifolha, 2009): um dos primeiros livros que li durante a faculdade de Comunicação Social (Jornalismo) e que me marcou como a base para tudo que pudesse vir pela frente – e veio. É um livro que relembra, a todo momento, a importância do jornalismo de redação para a sociedade e que ajuda a preparar o profissional para atuar no mercado.

O livro busca responder às dúvidas mais comuns de jornalistas, principalmente, iniciantes. Apresenta lições e dicas da área, desde como saber o perfil de um bom jornalista até os primeiros dias na reportagem, passando por autoavaliações, principais ferramentas de trabalho, apuração, entrevistas, fontes, estilo e como ingressar no mercado de trabalho.

Livro Comunicação Não-Violenta– Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Ágora, 2006): engana-se quem pensa que é uma obra destinada a profissionais de comunicação apenas. Surpreende-se qualquer pessoa que busque reduzir conflitos rotineiros e queira encontrar soluções para divergências, falhas na comunicação e ânimos aflorados.

O livro é um manual prático e didático, baseado em uma metodologia criada pelo próprio autor, Marshall Rosenberg. O foco é aprimorar relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável a diversas situações que possam exigir clareza na comunicação, seja no trabalho, em escolas, comunidades e até mesmo na política.

Podcast

– Marketing School (Neil Patel & Eric Siu): minha indicação de podcast foge um pouco – mas nem tanto – da comunicação corporativa e é mais direcionada a quem pretende se especializar em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), principalmente. O Marketing School é o melhor podcast que já escutei sobre o assunto e, conduzido por um dos principais nomes da área, Neil Patel, sem dúvida agrega muito valor aos ouvintes.

Podcast Marketing School

As conversas entre os apresentadores abordam assuntos diversos, desde comerciais informativos a automação de tarefas de SEO. Em edições curtas, resumidas e bastante diretas, Eric e Neil compartilham experiências e dividem conhecimentos adquiridos durante suas trajetórias profissionais. O podcast está disponível nas principais plataformas. É em inglês, mas fica aqui o incentivo para aprender ou manter contato com uma segunda língua, combinado?

Filme

Filme Spotlight - Segredos Revelados– Spotlight – Segredos Revelados (2016): esse filme, apesar de relativamente mais recente que os livros presentes na lista, foi super importante para me lembrar, com saudosismo, da rotina de redação e, principalmente, para reforçar o valor que tem o jornalismo para a sociedade, algo de que as pessoas não podem se esquecer.

O filme, baseado em história real, narra uma intensa investigação de um grupo de jornalistas do The Boston Globe, publicação da cidade de Boston (USA), como o próprio nome evidencia. Os jornalistas de um grupo especial do jornal investigam casos de abuso infantil cometidos por padres católicos.

Para conferir mais filmes relacionados a comunicação e marketing, confira a lista preparada pela agência Press à Porter: Seis filmes que todo profissional de comunicação e marketing deveria assistir.

Mãos à obra?

E aí, gostou da lista? Se quiser contribuir, deixe nos comentários suas sugestões, serão super bem-vindas. Vamos aproveitar esse período de isolamento social, em quarentena, para ampliar nossas competências e adquirir cada vez mais conhecimento. É um ótimo momento. Capacite-se.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s