Se esse texto te atraiu porque imaginou encontrar aqui uma lista imensa de filmes, livros, podcasts ou e-books sobre comunicação corporativa, você está enganado. Perdão. Mas não por isso você deve fechar a janela, pois há dicas bacanas sobre o tema e eu fiz questão de listar aqueles materiais que realmente contribuíram – e contribuem – com minha carreira, especificamente.
Diferentemente de algumas listas que trazem diversas obras, renomadas e bastante conhecidas no mercado, a lista abaixo foi criada com base na minha trajetória e eu posso dizer: recomendo muito todos os produtos abaixo, realmente fizeram a diferença na minha vida ou serviram para me lembrar sempre da importância da comunicação na vida das pessoas, seja pessoal ou profissional. Boa leitura!
Livros
– Jornalismo Diário (Publifolha, 2009): um dos primeiros livros que li durante a faculdade de Comunicação Social (Jornalismo) e que me marcou como a base para tudo que pudesse vir pela frente – e veio. É um livro que relembra, a todo momento, a importância do jornalismo de redação para a sociedade e que ajuda a preparar o profissional para atuar no mercado.
O livro busca responder às dúvidas mais comuns de jornalistas, principalmente, iniciantes. Apresenta lições e dicas da área, desde como saber o perfil de um bom jornalista até os primeiros dias na reportagem, passando por autoavaliações, principais ferramentas de trabalho, apuração, entrevistas, fontes, estilo e como ingressar no mercado de trabalho.
– Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Ágora, 2006): engana-se quem pensa que é uma obra destinada a profissionais de comunicação apenas. Surpreende-se qualquer pessoa que busque reduzir conflitos rotineiros e queira encontrar soluções para divergências, falhas na comunicação e ânimos aflorados.
O livro é um manual prático e didático, baseado em uma metodologia criada pelo próprio autor, Marshall Rosenberg. O foco é aprimorar relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável a diversas situações que possam exigir clareza na comunicação, seja no trabalho, em escolas, comunidades e até mesmo na política.
Podcast
– Marketing School (Neil Patel & Eric Siu): minha indicação de podcast foge um pouco – mas nem tanto – da comunicação corporativa e é mais direcionada a quem pretende se especializar em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), principalmente. O Marketing School é o melhor podcast que já escutei sobre o assunto e, conduzido por um dos principais nomes da área, Neil Patel, sem dúvida agrega muito valor aos ouvintes.
As conversas entre os apresentadores abordam assuntos diversos, desde comerciais informativos a automação de tarefas de SEO. Em edições curtas, resumidas e bastante diretas, Eric e Neil compartilham experiências e dividem conhecimentos adquiridos durante suas trajetórias profissionais. O podcast está disponível nas principais plataformas. É em inglês, mas fica aqui o incentivo para aprender ou manter contato com uma segunda língua, combinado?
Filme
– Spotlight – Segredos Revelados (2016): esse filme, apesar de relativamente mais recente que os livros presentes na lista, foi super importante para me lembrar, com saudosismo, da rotina de redação e, principalmente, para reforçar o valor que tem o jornalismo para a sociedade, algo de que as pessoas não podem se esquecer.
O filme, baseado em história real, narra uma intensa investigação de um grupo de jornalistas do The Boston Globe, publicação da cidade de Boston (USA), como o próprio nome evidencia. Os jornalistas de um grupo especial do jornal investigam casos de abuso infantil cometidos por padres católicos.
Para conferir mais filmes relacionados a comunicação e marketing, confira a lista preparada pela agência Press à Porter: Seis filmes que todo profissional de comunicação e marketing deveria assistir.
Mãos à obra?
E aí, gostou da lista? Se quiser contribuir, deixe nos comentários suas sugestões, serão super bem-vindas. Vamos aproveitar esse período de isolamento social, em quarentena, para ampliar nossas competências e adquirir cada vez mais conhecimento. É um ótimo momento. Capacite-se.
Gabriel Rocha