Entenda o papel estratégico da comunicação corporativa

Entenda o papel estratégico da comunicação corporativaA comunicação corporativa vem se reinventando a cada dia e passando a ter um papel mais estratégico nas organizações. Divulgar os aniversariantes do mês e produzir comunicados para serem enviados por e-mail são exemplos de tarefas básicas que tendem a deixar de fazer parte do escopo do jornalista de empresa. O profissional de comunicação segue ganhando relevância e sendo mais valorizado por grandes empresas dos mais diferentes mercados.

Menos execução, mais tomada de decisão. Se você quer entender o motivo dessa evolução, esse texto é para você.

Estratégia

O jornalista de empresa, pela própria natureza do trabalho que exerce e pela experiência que possui no tratamento de informações e na transmissão de mensagens, é quem deve decidir a estratégia de comunicação. Um plano de comunicação bem elaborado é o resultado de diversas análises de dados, estudos de comportamento e avaliações de feedbacks, ou seja, é feito para ser cumprido. Momentos, públicos, formatos e canais não são definidos aleatoriamente.

Conteúdo

Avaliar pautas que devem ser produzidas e pensar conteúdos relevantes também são contribuições importantes do profissional de comunicação. O olhar de quem conhece o negócio e entende as necessidades a serem trabalhadas e os atributos a serem valorizados faz toda a diferença. O contato com a alta gestão da empresa permite que o jornalista de empresa naturalmente receba mais inputs e esteja por dentro do que precisa ser trabalhado.

Marca

Habilidades ligadas ao designCom relação a design e diagramação, é importante que um profissional capacitado avalie e aprove, por exemplo, aplicações de identidade visual relacionadas à organização e verifique o cumprimento das recomendações do manual da marca. Estabelecer um processo de aprovação ajuda a garantir a qualidade dos materiais e a zelar pela imagem da empresa, interna e externamente.

Curadoria

Por fim, é preciso entender que, para tarefas do dia a dia, como elaboração de apresentações de PowerPoint, redação de e-mails, produção de fotografias para divulgação etc., a equipe de comunicação corporativa deve atuar em modelo de curadoria, transmitindo orientações e ensinando boas práticas para garantir qualidade e eficácia aos produtos.

Não há espaço para esse tipo de atividade em meio a decisões importantes a serem tomadas, produzir materiais para a rotina de trabalho é responsabilidade de cada profissional, independentemente de área ou setor.

Expertise

Quais habilidades são necessárias ao profissional de comunicação corporativa?Além de pensar a estratégia, o tempo de trabalho dos profissionais de comunicação deve ser dedicado a atividades específicas, que exigem expertise e conhecimento aprofundado, por exemplo, edição de vídeo, produção fotográfica em estúdio, diagramação de templates, criação de marca e identidade visual, revisão e edição de texto.

Tem necessidade de estruturar melhor a área de Comunicação Corporativa de sua empresa? Então entre em contato.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Entenda o papel estratégico da comunicação corporativa

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s