Planejamento estratégico é algo muito falado nas empresas, mas poucas pessoas sabem, de fato, o real significado do termo. É, basicamente, um processo gerencial que determina os objetivos estratégicos da organização e, com isso, direciona a seleção das ações e dos programas que serão executados. Para isso, devem ser consideradas, sempre, as condições internas e externas à empresa e o andamento do cronograma esperado. É preciso cumprir requisitos e respeitar premissas para que o processo como um todo seja sustentável e gere resultados na prática.
O planejamento estratégico pode ser entendido, também, como o processo de elaboração da estratégia, quando define-se a relação entre a empresa e os ambientes interno e externo, considerando cenários e stakeholders. O momento de elaboração do planejamento estratégico é a hora certa para tentar prever o futuro da empresa, com foco em longo prazo, e tentar, assim, prever também o que deverá ser executado e de que forma, por quais meios.
Elaborar um planejamento estrategicamente está diretamente relacionado ao uso eficiente dos recursos disponíveis, o que pode gerar aumento de produtividade, seja individual ou coletivo. Acompanhar e respeitar cronogramas, por exemplo, é fundamental, a gestão do tempo é imprescindível às organizações nos dias de hoje, por ser um dos mais valiosos recursos.
Na prática
Não costuma ser uma atividade que conta com a participação de muitas pessoas da empresa, geralmente a elaboração é conduzida pela equipe de Planejamento Estratégico da organização, com suporte de diretores e da alta gestão. No entanto, as diretrizes definidas impactam todos os colaboradores, inevitavelmente, afinal, todos são responsáveis pelo cumprimento do planejamento e pelo sucesso da empresa. Caso não tenha um contato tão próximo, procure saber mais sobre o tema com seu gestor.