A mensuração, sinônimo para medição, é uma das etapas da avaliação, seja na comunicação ou não. Atribuir valor, medir, apontar quantidades, enfim, é na etapa de mensuração que serão usados indicadores para gerar dados importantes para a avaliação, de fato.
É preciso ter em mente que, quando há mensuração, significa que algo foi medido, no entanto, para se chegar à comunicação de excelência, é importante interpretar os números, considerando sempre cenários econômicos, sociais e culturais. De nada adianta apenas mensurar os resultados. A partir daí, será concluída a avaliação.
Alguns exemplos de indicadores usados pelos profissionais de comunicação são visualizações em um vídeo, número de leads convertidos, quantidade de reportagens publicadas etc. A quantidade de indicadores a serem adotados ou quais deles devem ser escolhidos – ou até mesmo criados – varia conforme atuação da equipe ou necessidade de negócio.
Quando há mensuração, necessariamente vai haver controle, afinal, os indicadores estabelecidos precisam ser checados em acompanhamentos periódicos e detalhados. Para isso, usa-se ferramentas de controle, que vão garantir os insumos para a avaliação.
Na prática
Imagine que um determinado canal de comunicação seja criado na empresa para a qual trabalha. O profissional de comunicação corporativa vai controlar, por exemplo, via planilhas de Excel ou pela própria ferramenta, os resultados obtidos com a divulgação dos conteúdos. A partir da mensuração e do controle desses indicadores, o jornalista de empresa saberá se está no caminho certo ou se deve adotar estratégia diferente.