Como a imprensa pode te ajudar a entender o universo financeiro?

Como entender melhor o universo financeiro com ajuda da comunicação?A comunicação pode sim ser uma importante aliada na busca por conhecimentos ligados a finanças e economia. Há diversos conteúdos produzidos e disponibilizados, diariamente, que podem contribuir para o aprimoramento do conhecimento e para auxílio na tomada de decisões, seja referente a suas finanças pessoas, seja para te ajudar em seus investimentos.

A imprensa é sim uma fonte confiável, de credibilidade, que conta com profissionais especializados no tema.  Se quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, esse texto é para você.

Mix de veículos

Sim, ao contrário do que muitos pensam ou dizem, veículos da imprensa fornecem informações de qualidade e devidamente checadas por profissionais capacitados para tal. Não vou entrar no mérito de critérios e inclinações editoriais, mas, selecionando grandes veículos, de empresas sérias e responsáveis, é perfeitamente possível encontrar fontes confiáveis.

Procure saber em que canais confiar e consuma conteúdos de mais de um deles, isso vai te levar a conclusões próprias, baseadas em materiais semelhantes. Com isso, encontra-se equilíbrio.

Quem produz?

Jornalista setorizado é capacitado para produzir conteúdo de finançasDescobrir bons produtores de conteúdo setorizados é um ótimo caminho para guiar o consumo de informações. Da mesma forma como um profissional estuda determinado assunto e se torna especialista, os repórteres de setores específicos são devidamente preparados para cobrir as pautas setorizadas.

Imagine só um repórter que seja dedicado à editoria de Finanças e Economia, por exemplo. Esse profissional passou grande parte ou toda a carreira pesquisando, apurando e publicando matérias sobre Finanças e Economia. Será mesmo que ele não é capacitado o suficiente para abordar o tema com propriedade? Sim, são excelentes fontes de informação.

Foco no oficial

É comum aparecer em reportagens diversas falas de profissionais especialistas, seja em texto – aspas – ou em áudio e audiovisual – sonora. Como a fonte é especializada, é bastante provável que sua declaração faça sentido e seja rica em informações, no entanto, é, ao mesmo tempo, opinativa.

Não é regra, mas em diversas situações a fonte comenta um dado, uma declaração, uma movimentação financeira ou um movimento de mercado, mas, para isso, faz uso de todo seu conhecimento e e de sua experiência para avaliar cada caso. Em resumo, é uma análise técnica, mas fundamentada também em percepções pessoais.

O segredo aqui é: preste atenção aos números, aos gráficos e aos dados, de forma geral, fornecidos por órgãos e entidades do setor. Procure saber sempre qual a fonte usada pelo repórter para produção da matéria. É esse o caminho.

precisa Ir mais além?

Se você quer saber mais sobre o assunto, é importante ler livros e acessar sites especializados. Caso precise de atendimento personalizado, contrate uma consultoria em finanças. A imprensa é sim uma boa fonte, mas seu objetivo pode ser outro e, então, precisará buscar conteúdos mais detalhados. A imprensa informa, presta o serviço para o público em geral, afinal, essa é uma de suas missões. E aí, está por dentro das notícias do mercado?

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Como a imprensa pode te ajudar a entender o universo financeiro?

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s