Conceitos: mediação

O que é mediação?De forma simples e direta, mediação é um processo em que um elemento intercala a relação entre ações ou pessoas. O elemento se posiciona como ponte entre os envolvidos e conduz a relação, seja ela pontual ou duradoura.

Trazendo o termo para o universo da comunicação, a mediação pode ser encarada como uma prática que administra a relação entre dois elementos por meio de práticas comunicativas, com uso de recursos como oratória, lógicas de linguagem e tecnologias.

A mediação está ligada a debates que envolvem processos de comunicação de forma ampla, independentemente de haver ou não a presença de uma mídia específica. Importante não confundir com o termo midiatização, que se refere a abordagens mais específicas, com objetivo de estudar, discutir e interpretar mudanças sociais e culturais causadas pela mídia à sociedade.

Na prática

Sendo bastante direto e claro no exemplo, se você já assistiu a um debate eleitoral entre candidatos você conhece bem a figura do mediador. Nesse caso, a mediação é feita, na maioria das vezes por um jornalista, para conduzir a relação entre os candidatos, assegurando a igualdade, a imparcialidade e o equilíbrio.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s