Grandes empresas possuem – ou deveriam possuir – uma área estruturada de comunicação corporativa, com profissionais dedicados à comunicação interna. E há, por trás desse trabalho, um cunho educativo bastante acentuado, afinal, é preciso transmitir mensagens de alinhamento relacionadas à estratégia da empresa. Isso é bastante comum.
Se a empresa precisa disseminar uma cultura de eficiência em custos, os colaboradores acabam aprendendo a ser eficientes em suas finanças pessoais. Quer saber como aproveitar melhor os recursos da comunicação interna?
informação que educa
Poucos colaboradores de uma empresa param para refletir como o conteúdo divulgado pela equipe de comunicação corporativa pode agregar valor também às suas vidas pessoais. Claro que as mensagens são sempre relacionadas à organização, no entanto, se uma campanha de endomarketing faz referência a qualidade de vida e bem-estar, por que não levar o aprendizado para casa e começar a praticar atividade física, por exemplo?
Com relação às finanças, os conteúdos relacionados ao negócio, à saúde financeira da empresa e ao controle orçamentário podem sim ser aplicados à realidade de cada um. Aprender como ser eficiente em custos, como investir em ações ou debêntures e até mesmo como controlar o orçamento de um projeto pode ser um bom começo.
canais de comunicação
Para aproveitar o máximo do conteúdo preparado pelos jornalistas de empresa, acompanhe sempre os canais de comunicação interna. A cada produto publicado, mais informações podem estar disponíveis para que conheça ainda mais o universo das finanças. Saiba quais os canais estão disponíveis para você e atente-se à periodicidade de cada um deles. Fique ligado.
Aprenda, também, com quem toma as decisões. Em grandes organizações, os gestores e, principalmente, a alta liderança, são sim importantes canais de comunicação. Nada melhor que ouvir uma explicação sobre um determinado direcionamento estratégico diretamente de quem tomou a decisão.
Aproxime-se da equipe de Finanças
Procure pegar dicas e orientações com quem elabora e controla a execução do planejamento financeiro, profissionais que estão por dentro do assunto. Identifique o colega com o qual mais se identifica e aborde-0 sempre que possível, seja na espera pelo café, momentos antes de uma reunião ou na saída do trabalho.
Não é por simples interesse em favores, longe disso. Simplesmente haja naturalmente, demonstre o real interesse pelo tema, peça dicas, diga que quer saber mais, que tem estudado finanças etc. Certamente o colega vai te ajudar, confie na parceria.
Clipping
O clipping é um canal excelente para se aprofundar no universo financeiro, afinal, cria uma ponte entre a imprensa e a comunicação interna e reúne conteúdos que podem te ajudar a compreender movimentações do mercado financeiro e até mesmo de grandes empresas e produtos, influenciadas, por exemplo, por instabilidades nas cadeias logísticas ou produtivas e variações de câmbio.
Não há uma área de comunicação interna na empresa para a qual trabalha? Ou precisa melhorar o clima e ter colaboradores mais engajados? Entre em contato.
Gabriel Rocha