Assim como diversas outras, o patrocínio é, também, uma estratégia de comunicação que integra as ações de marketing de uma organização. Com foco comercial, pode gerar resultados positivos como publicidade gratuita, reconhecimento da marca, engajamento dos colaboradores, aproximação com o público-alvo e até mesmo divulgação de atributos de sustentabilidade e responsabilidade social.
É criada, com o patrocínio, uma relação de troca entre a empresa e a entidade patrocinada, já que há contribuição direta – financeira, na maioria das vezes – e, como retorno, disponibilização de espaços e oportunidades para transmissão de mensagens, seja para conscientização, vendas ou exposição da marca.
Essa relação criada entre patrocinador e patrocinado acaba se tornando mais que um simples acordo, é estabelecido um vínculo entre as partes envolvidas. Apesar de, na prática, ser uma simples ação de compra e venda de espaço, é passada, para o público, uma ideia de proximidade e até mesmo de chancela e de um certo apoio à mensagem, afinal, é exibida em um espaço próprio da empresa.
É preciso estudar o mercado e avaliar bem quando e com quem estabelecer parcerias de patrocínio.
Na prática
Um exemplo bastante claro e presente no dia a dia de todos é das camisas dos clubes de futebol. Mesmo que você não seja fã do esporte, já viu pessoas vestindo camisas de clubes nas ruas e já assistiu a algum jogo de futebol, nem que seja por poucos minutos, certo? As marcas estampadas nas camisas estão patrocinando o time, oferecem dinheiro ou investimentos gerais ao clube para ter sua marca nos uniformes e, com isso, ganhar a atenção do público que assiste aos jogos. Visibilidade é a palavra-chave nesse caso.