Muitos já me perguntaram por que eu mantenho um blog ativo com novos conteúdos a cada semana. Outros já me questionaram sobre motivações, anseios, expectativas e vantagens e desvantagens. A grande verdade é que não produzo conteúdo para o Jornalismo nas Empresas para responder às perguntas, escrevo para que os leitores encontrem respostas.
A verdade é que nem sempre há uma única resposta para uma mesma pergunta. E eu acredito muito em mudanças, reviravoltas e adaptações, logo, o que mais importa em meio a todo o conteúdo é a evolução. Preocupe-se menos com resultados e objetivos e valorize mais o processo. Você pode descobrir, assim, a resposta para muitos questionamentos.
Um nobre gesto
Sempre fui defensor do compartilhamento livre de conhecimento, da troca, do aprendizado conjunto e da evolução coletiva. Admirei e sigo admirando quem ajuda, quem contribui com a formação – seja ela profissional ou pessoal – do próximo. Ensinar e passar adiante o que foi aprendido é um gesto nobre, a educação é a solução para muitos dos problemas da atualidade.
Evolução
Além de compartilhar, é importante que reflitamos também sobre a própria evolução, afinal, quando uma pessoa cresce, adquirindo conhecimento, mais ela tem a contribuir. E cria-se, naturalmente, o ciclo do aprendizado. Por que não repassar o que um dia alguém te ensinou?
À medida que escrevo, me forço a pensar, a me questionar, a argumentar contra minhas próprias opiniões. Nada melhor para buscar diferentes pontos de vista do que duvidar das conclusões às quais você mesmo chegou. E ao escrever sobre comunicação corporativa sinto que me renovo a cada texto, vivendo em um constante aprendizado.
Via de mão dupla
Outro objetivo do blog é ajudar colegas de profissão que possam não ter experiência ou possam não ter passado por uma ou outra situação no trabalho. Tento ajudar jornalistas de empresa a se relacionarem melhor com os clientes internos ou com a imprensa, a entenderem melhor o funcionamento do mercado de comunicação corporativa.
Tive e continuo tendo excelentes oportunidades de aprendizado no universo da comunicação corporativa, seja por meio de conversas, eventos, trabalho, livros, vídeos, podcasts, textos e artigos e, em agradecimento aos colegas que me proporcionaram – e proporcionam – essas experiências, tento passá-las adiante.
Valorização da profissão
Aposto e confio no potencial do trabalho de comunicação corporativa e isso é um dos fatores que me motiva a escrever semanalmente. Junto de outros jornalistas de empresa que, assim como eu, produzem conteúdo sobre tema, vamos fazer com que esse trabalho seja cada vez mais valorizado.
É complexo, algo muitas vezes subjetivo e mais emocional que racional, mas aos poucos a comunicação corporativa vem ganhando uma posição cada vez mais estratégica nas organizações.
Vontade pessoal
Por fim, mas não menos importante – sim, usei um clichê para encerrar esse texto -, escrevo porque me faz bem. A ideia de criar um blog já me acompanhava há anos, até que em agosto de 2017 decidi colocar o plano em prática e a comunicação corporativa foi a pauta que me motivou. O gosto pelo tema, a habilidade com as palavras e vontade me fizeram chegar até aqui.
Está esperando o que? Comece seu blog hoje mesmo. Boa leitura! =]
Gabriel Rocha
Excelente!!! Realmente, nada mais sublime do que poder compartilhar com o próximo aquilo que aprendemos! Parabéns!
CurtirCurtir