O significado do termo em inglês checklist é, basicamente, uma lista de tópicos ou pendências destinada à verificação do que já foi concluído ou não. É uma ferramenta de controle bastante usada nas empresas, não só por profissionais de comunicação corporativa. A palavra checklist é a junção de “check“, que significa “verificar”, como”list“, ou seja, “lista”.
A checklist pode variar conforme a necessidade de quem a usa, pode ser usada, por exemplo, para organização de eventos, como workshops, exposições e casamentos, e para controle de atividades a serem concluídas no dia a dia, como relatórios, pautas e envios de comunicado. Funciona basicamente como um guia e pode ser usado para tarefas profissionais ou pessoais.
Para que a checklist cumpra sua função, precisa ser construída corretamente e deve ser resumida, simples e direta. Uma excelente ferramenta para criar e manter organizada sua checklist é o Evernote.
Quer começar agora mesmo a usar checklists em sua rotina? As perguntas indicadas por autores que escrevem sobre o tema são: “Por quê?”, “Onde?”, “Quando?”, “Quem?”, “O quê?”e “Como?”. Com as definições obtidas por meio dessas perguntas, será fácil criar sua própria checklist para controlar as atividades do dia a dia.
Na prática
Você já deve ter criado, em algum momento da sua vida, uma listinha rápida com uma caneta e um simples guardanapo ou papel do saco de pão, certo? Indo direto ao ponto e falando de forma clara e objetiva, você criou uma checklist. Se lembra da lista do supermercado? A cada item retirado da prateleira, você costuma sinalizar de alguma forma em sua lista, adivinhei? Pois é, você já sabe muito bem como usar checklists.