Conceitos: jornalismo

O que é jornalismo?Jornalismo é uma palavra até que comum ao dia a dia das pessoas, mas, em resumo, é uma prática profissional que usa, como matéria-prima, a informação. Os profissionais do jornalismo apuram as informações, as processam e publicam para conhecimento de todos. Durante o processo, são levados em consideração critérios para garantir precisão, clareza, agilidade, transparência, ética e serviço.

As notícias ajudam a construir opiniões, por isso a existência de inúmeras polêmicas sobre abordagens e vieses relacionados às reportagens. Importante lembrar que há critérios editoriais definidos por cada veículo e os jornalistas devem, portanto, respeitá-los. Além disso, há critérios de noticiabilidade, que, basicamente, fazem com que fatos e ideias tornem-se notícias.

Há, entre os profissionais de comunicação, uma discussão bastante comum e recorrente: assessoria de imprensa é jornalismo? Não concordo, os jornalistas usam suas expertises desenvolvidas durante sua formação ou aprimoradas em práticas no mercado jornalístico tradicional e as aplicam nas organizações. Há uma grande diferença aí.

Mas então… Por que o nome desse blog é jornalismo nas empresas? Clique aqui e entenda.

Na prática

Não é muito difícil identificar o jornalismo no cotidiano, certo? Basta assistir a um telejornal, ler notícias de um portal de notícias, escutar o noticiário do rádio ou ler reportagens em um jornal impresso, por exemplo, para se ter acesso direto ao produto final do jornalismo.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s