Jornalismo é uma palavra até que comum ao dia a dia das pessoas, mas, em resumo, é uma prática profissional que usa, como matéria-prima, a informação. Os profissionais do jornalismo apuram as informações, as processam e publicam para conhecimento de todos. Durante o processo, são levados em consideração critérios para garantir precisão, clareza, agilidade, transparência, ética e serviço.
As notícias ajudam a construir opiniões, por isso a existência de inúmeras polêmicas sobre abordagens e vieses relacionados às reportagens. Importante lembrar que há critérios editoriais definidos por cada veículo e os jornalistas devem, portanto, respeitá-los. Além disso, há critérios de noticiabilidade, que, basicamente, fazem com que fatos e ideias tornem-se notícias.
Há, entre os profissionais de comunicação, uma discussão bastante comum e recorrente: assessoria de imprensa é jornalismo? Não concordo, os jornalistas usam suas expertises desenvolvidas durante sua formação ou aprimoradas em práticas no mercado jornalístico tradicional e as aplicam nas organizações. Há uma grande diferença aí.
Mas então… Por que o nome desse blog é jornalismo nas empresas? Clique aqui e entenda.
Na prática
Não é muito difícil identificar o jornalismo no cotidiano, certo? Basta assistir a um telejornal, ler notícias de um portal de notícias, escutar o noticiário do rádio ou ler reportagens em um jornal impresso, por exemplo, para se ter acesso direto ao produto final do jornalismo.