Muita gente se preocupa em adquirir bons equipamentos fotográficos, estudar sobre iluminação, teoria da fotografia etc., mas se esquece de se atentar ao enquadramento. Talvez a mais básica das técnicas fotográficas, o enquadramento é fundamental para transmitir, por meio de uma imagem, o olhar do fotógrafo, afinal, é a partir da escolha do enquadramento que nasce a fotografia.
O mais bacana do enquadramento é que as técnicas são simples e fáceis de serem aprendidas e colocadas em prática. Há quatro delas que são mais conhecidas e mais usadas, por isso, leia o texto até o final para aprender um pouco mais sobre enquadramento na fotografia.
Regra dos terços
A Regra dos Terços consiste, basicamente, na divisão da imagem em três terços horizontais e três terços verticais, praticamente um desenho de “jogo da velha”. Dessa forma, os elementos principais da imagem ficam sempre posicionados nas áreas formadas pelas linhas e pontos imaginários, como na foto de abertura desse texto. E isso tem um motivo, confira a imagem “Você Leu Nesta Ordem” para entender a lógica por trás da técnica.
Mas atenção, ao usar essa técnica, é importante orientar a posição dos elementos na imagem. Perceba que a roda gigante da foto está direcionada para o centro da foto, dando a ideia de que faz parte da composição da imagem – sensação de pertencimento. Se ela fosse posicionada ao lado direito desta mesma fotografia, por exemplo, causaria uma sensação ruim aos olhos do observador, devido à orientação para fora dos limites – ou da margem – da fotografia.
Perspectiva
Aqui a ideia é conduzir o olhar do observador desde o início da foto até o ponto de fuga, para onde todas as linhas convergem. A Perspectiva também transmite uma sensação de equilíbrio e ordem, como se tudo estivesse em seu devido lugar.
A dica para conseguir bons cliques usando essa técnica é não se limitar apenas à posição da câmera no pescoço. Experimente levá-la ao chão, posicioná-la acima da cabeça, enfim, use a criatividade.
Horizonte
O horizonte é a linha divisória, na posição horizontal, que separa o céu do solo ou do mar. E uma paisagem bem composta, seguindo a técnica do Horizonte, sempre vai ter essa linha completamente reta. Por menor que seja a angulação, se não estiver reta, a fotografia vai transmitir, ao observador, a desagradável sensação de estar caindo ou de estar “torta”.
Espaço negativo
A técnica do Espaço Negativo consiste em produzir uma foto com pouca ou nenhuma informação, como um fundo homogêneo suave ou de uma única cor. Por outro lado, o Espaço Positivo será ocupado pelos elementos que precisam ser destacados, ou seja, que serão evidenciados. Fotos com bastante espaço negativo geralmente ficam boas com um único elemento presente, como é o caso dessa foto de algumas flores.
Essas técnicas podem ser usadas por qualquer pessoa, a qualquer momento, com qualquer equipamento. Desenvolva cada vez mais seu próprio olhar e abuse sempre da criatividade. Desejo bons cliques.
Gabriel Rocha