Enquadramento: o primeiro passo para uma boa foto

Como usar a regra dos terços na fotografia?Muita gente se preocupa em adquirir bons equipamentos fotográficos, estudar sobre iluminação, teoria da fotografia etc., mas se esquece de se atentar ao enquadramento. Talvez a mais básica das técnicas fotográficas, o enquadramento é fundamental para transmitir, por meio de uma imagem, o olhar do fotógrafo, afinal, é a partir da escolha do enquadramento que nasce a fotografia.

O mais bacana do enquadramento é que as técnicas são simples e fáceis de serem aprendidas e colocadas em prática. Há quatro delas que são mais conhecidas e mais usadas, por isso, leia o texto até o final para aprender um pouco mais sobre enquadramento na fotografia.

Regra dos terços

A Regra dos Terços consiste, basicamente, na divisão da imagem em três terços horizontais e três terços verticais, praticamente um desenho de “jogo da velha”. Dessa forma, os elementos principais da imagem ficam sempre posicionados nas áreas formadas pelas linhas e pontos imaginários, como na foto de abertura desse texto. E isso tem um motivo, confira a imagem “Você Leu Nesta Ordem” para entender a lógica por trás da técnica.

Mas atenção, ao usar essa técnica, é importante orientar a posição dos elementos na imagem. Perceba que a roda gigante da foto está direcionada para o centro da foto, dando a ideia de que faz parte da composição da imagem – sensação de pertencimento. Se ela fosse posicionada ao lado direito desta mesma fotografia, por exemplo, causaria uma sensação ruim aos olhos do observador, devido à orientação para fora dos limites – ou da margem – da fotografia.

Perspectiva

Como usar a técnica da perspectiva na fotografia?Aqui a ideia é conduzir o olhar do observador desde o início da foto até o ponto de fuga, para onde todas as linhas convergem. A Perspectiva também transmite uma sensação de equilíbrio e ordem, como se tudo estivesse em seu devido lugar.

A dica para conseguir bons cliques usando essa técnica é não se limitar apenas à posição da câmera no pescoço. Experimente levá-la ao chão, posicioná-la acima da cabeça, enfim, use a criatividade.

Horizonte

Como aplicar a técnica do Horizonte em minhas fotos?

O horizonte é a linha divisória, na posição horizontal, que separa o céu do solo ou do mar. E uma paisagem bem composta, seguindo a técnica do Horizonte, sempre vai ter essa linha completamente reta. Por menor que seja a angulação, se não estiver reta, a fotografia vai transmitir, ao observador, a desagradável sensação de estar caindo ou de estar “torta”.

Espaço negativo

Como usar a técnica do Espaço Negativo nas fotos?A técnica do Espaço Negativo consiste em produzir uma foto com pouca ou nenhuma informação, como um fundo homogêneo suave ou de uma única cor. Por outro lado, o Espaço Positivo será ocupado pelos elementos que precisam ser destacados, ou seja, que serão evidenciados. Fotos com bastante espaço negativo geralmente ficam boas com um único elemento presente, como é o caso dessa foto de algumas flores.

Essas técnicas podem ser usadas por qualquer pessoa, a qualquer momento, com qualquer equipamento. Desenvolva cada vez mais seu próprio olhar e abuse sempre da criatividade. Desejo bons cliques.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s