Pode parecer algo complexo, mas nada mais é que a percepção dos colaboradores da empresa sobre o ambiente de trabalho. O clima organizacional acaba sendo definido pelo estado de espírito dos profissionais em um espaço de tempo específico, por isso está sujeito a interferências internas e até mesmo externas, por exemplo, o contexto econômico do país.
O clima organizacional é um verdadeiro termômetro, importante para medir o grau de satisfação dos colaboradores frente a diferentes aspectos. Vai refletir, naturalmente, aspectos relacionados aos valores, à visão e à missão da empresa, além daqueles ligados a atitudes presentes na rotina, que acabam impactando diretamente as vidas profissional e pessoal de cada um.
O clima é sempre uma consequência da cultura organizacional, por isso a importância de não confundir os conceitos. O clima está atrelado à ideia de tempo, já a cultura, é estabelecida por meio de uma série de atributos que definem o modo de ser da empresa e acaba orientando a prática.
Na prática
Provavelmente você já usou a expressão “o clima está pesado” ou ao menos já a escutou em algum momento. E a palavra “clima” é usada justamente para fazer referência ao estado de espírito das pessoas em um determinado momento.
Levando o assunto para o lado corporativo, lembre-se daquela pesquisa que você respondeu em sua empresa com diversos tópicos sobre ambiente de trabalho, relação com a equipe e com o gestor, benefícios da organização etc. Esta era uma pesquisa de clima, que vai gerar insumos para que sejam buscadas melhorias e desenvolvidas ações corretivas.
Um comentário sobre “Conceitos: clima organizacional”