É hora de melhorar sua oratória

Segundo o Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa Michaelis, oratória é: Arte e prática de falar em público; retórica. E com base na própria definição, é fácil perceber que, para se ter uma boa oratória, é preciso treino, afinal, todo artista pratica antes de se apresentar ao público, certo?

Como melhorar sua oratória?O objetivo deste texto é ajudar profissionais – jornalistas de empresa ou não – que desejam ou sabem que precisam melhorar sua oratória, ou seja, que entendem a importância da forma como são transmitidas as mensagens. A clareza é um dos pilares da boa comunicação e a oratória está diretamente relacionada à capacidade de proporcionar esta clareza.

Prontos para aprender? Confira algumas dicas simples, que podem ser usadas na comunicação corporativa e que podem fazer uma grande diferença em suas apresentações, de forma geral.

Dicção

Para início de conversa, é impossível falar de oratória sem falar de dicção. Não há uma boa oratória se não houver boa articulação facial e pronúncia clara das palavras. E alguns exercícios podem ser extremamente úteis para aprimorar a dicção, por exemplo, ler textos em voz alta, reforçando a pronúncia das consoantes. Que tal ler várias frases, em voz alta, com um obstáculo (dedo dobrado, ponta de lápis ou rolha de cortiça) na boca?

Praticar exercícios também pode ser divertido, basta usar e abusar dos tão conhecidos trava-línguas e relembrar os tempos de infância. Deixo aqui um desafio rápido: “Em rápido e rasteiro rapto, um rato rápido raptou três outros ratos sem rastros”.

POSTURA

Como adequar sua postura ao falar em público?A postura interfere diretamente na forma com que você se apresenta, sabia? Sim, o corpo fala. E fala muito. Por isso, lembre-se de manter uma postura condizente com o ambiente, considerando o local, o tipo de evento e o perfil do público para o qual vai falar.

A dica aqui é rápida: alongue-se e exercite-se. Há diversos materiais prontos na internet com recomendações de ginástica laboral, eles podem ser uma ótimo ponto de partida. Pratique.

Gestos

Seguindo a linha de que o corpo fala, não basta manter a postura adequada. É extremamente importante saber gesticular, afinal, gestos podem ser poderosos para ressaltar palavras e enfatizar mensagens. Mas cuidado, quando mal usados, podem ser desastrosos. Haja naturalmente e não guarde as mãos nos bolsos, deixe que elas acompanhem o raciocínio e não faça movimentos bruscos que possam desviar a atenção do público.

Aprenda a gesticular em público?Uma excelente prática é se filmar com uma câmera, simulando uma apresentação para um público fictício – claro, é apenas um treinamento. Em seguida, assista ao vídeo e procure anotar  as falhas que identificar. Por fim, grave uma nova simulação e assista-a para identificar as melhorias. Luz, câmera, ação.

Respiração

De nada adianta ter boa dicção e domínio do conteúdo, saber manter a postura e escolher bem os gestos se não souber controlar a respiração. A fala é, basicamente, a passagem de ar pelas codas vocais, logo, respirar da forma correta é algo imprescindível para qualquer bom orador.

Clique aqui e confira um video rápido com algumas dicas para melhorar a respiração enquanto fala em público.

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe este texto e ajude mais pessoas a ampliarem suas competências. Habilidades de oratória são extremamente importantes no meio dos negócios, são muito valorizadas, por exemplo, no momento da escolha de um porta-voz para a empresa.

Leia também:

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “É hora de melhorar sua oratória

  1. Mônica Soares Rocha 06/07/2020 / 21:59

    Excelente texto. Quem sabe se comunicar bem abre mais oportunidades !!!! Parabéns!!!

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s