Saiba como selecionar notícias para o clipping

Como selecionar notícias para o clippiing?O clipping é uma importante ferramenta de comunicação corporativa já usada há anos pelas empresas. Passou por grandes mudanças, como a migração do papel – muito usado por gerações passadas – para os meios digitais, e permanece se mostrando útil, mesmo diante de adaptações necessárias, da aparição de novas tecnologias e das mudanças na atividade da comunicação corporativa.

Pode ser visto como um simples canal de transmissão de informações para colaboradores e outros stakeholders, mas, na verdade, é uma forma de reunir conteúdo estratégico e reforçar, assim, o direcionamento estratégico da organização. Além disso, o clipping é super importante para mensurar a exposição na mídia.

Quer saber quais como selecionar, então, as notícias para o clipping e quais cuidados deve tomar com o conteúdo escolhido? Leia o texto até o fim.

Antes de começar a falar sobre clipping, é importante esclarecer que há, hoje, no mercado, ferramentas que automatizam o processo de seleção das notícias, o que gera ganhos em agilidade e eficiência. De forma alguma as ferramentas substituem o trabalho do jornalista de empresa, que é o responsável pelo monitoramento. Clique aqui para entender melhor o conceito de monitoramento.

Foco na estratégia

O papel do clipping na comunicação internaNotícia é o que não falta nos veículos tradicionais de jornalismo – e não vou entrar no mérito da abordagem, do direcionamento etc. -, no entanto, nem todas as publicações são importantes para os colaboradores sob o ponto de vista do negócio.

Usar editorias no clipping para distribuir as notícias é uma solução interessante, pois, além de organizar melhor o conteúdo, ajuda os colaboradores a fazerem a conexão com macrotemas estratégicos.

Destaque

Filtrar os conteúdos é fundamental, evite enviar notícias em excesso, pois isso pode desviar a atenção dos leitores e fazer com que as informações mais importantes percam destaque. Uma notícia, por mais importante que seja – e por isso estará entre as selecionadas para o clipping, inclusive -, não pode ter o mesmo destaque que outra produzida sobre a organização.

Dar visibilidade às inserções da própria organização na mídia é um dos objetivos do clipping. Além de evidenciar o envolvimento da empresa em determinados assuntos, reforça sua relevância, sua participação em ações que viraram pauta.

Imprensa X CI

O clipping pode ser usado como uma ponte entre a imprensa e a comunicação interna, logo, aproveite os conteúdos prontos. Replique as notícias produzidas pelos jornalistas de redação para levar, aos colaboradores, informações sobre assuntos que, naturalmente, seriam divulgados.

A grande dica aqui é relacionada à otimização de recursos. Enquanto a equipe de comunicação interna pode se dedicar a conteúdos específicos da empresa, informações gerais são fornecidas por meio do clipping, que agrupa notícias da imprensa.

Reputação é tudo

Uma das funções mais importantes do editor do clipping é, sem dúvida, avaliar quais os conteúdos devem receber a devida visibilidade, pensando sempre na reputação. Evite compartilhar notícias que pouco agregam valor ao negócio, que sejam tendenciosas, que possam gerar repercussão negativa e até mesmo que não estejam claras o suficiente a ponto de desencadear ruídos e interpretações indesejadas.

Seleção de notícias para o clippingSaiba avaliar quais mensagens devem ser transmitidas aos colaboradores, afinal, a pergunta que deve servir de guia para o jornalista de empresa quando edita o clipping: como a empresa deve ser vista pelos seus colaboradores?

Por fim, um lembrete: é importante ter sempre em mente que os papeis da imprensa e da comunicação interna são diferentes, por isso, podem apresentar, de diferentes formas, um mesmo conteúdo, com outras abordagens e direcionamentos. Equilibrar a comunicação é uma das desafiadoras atribuições do jornalista de empresa.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s