Como fomentar a comunicação horizontal nas empresas?

Como incentivar a produção de conteúdo descentralizada?Já há algum tempo a produção de conteúdo foi descentralizada e isso abre muitas portas para a circulação das informações. Com os recursos proporcionados pelos avanços tecnológicos e todo o acesso à uma infinidade de informações na internet, as pessoas não são mais apenas consumidoras. Um termo muito bom para definir esta posição de público-alvo e produtor de conteúdo é “prossumidor”. Ouvi em um evento e passei a adotar em meus discursos.

Da mesma forma que acontece na vida pessoal, esta mudança é percebida também nas grandes empresas e isso muda bastante o cotidiano dos profissionais e do jornalista de empresa. É natural que os colaboradores da organização passem a registrar suas atividades com a câmera do smartphone, a registrar conquistas em redes sociais corporativas, a produzir vídeos entrevistando colegas sobre um projeto etc. E isso é muito bom.

Mas, enquanto equipe de comunicação corporativa, é preciso zelar pela reputação da empresa e manter a qualidade das informações transmitidas pelos colaboradores – isso impacta, inclusive, no engajamento. E há ações que podem potencializar, de forma correta, a produção de conteúdo descentralizada para fomentar uma comunicação mais horizontal na organização.

Recursos

Quais os recursos necessários para produzir conteúdo?Primeiramente, é importante disponibilizar recursos, claro. Deixar à disposição dos colaboradores canais que possam ser usados por eles com certa autonomia, por exemplo, grupos  em redes sociais corporativas, listas de e-mails que facilitem o envio de comunicados, quadros de aviso ou TVs corporativas em cada área da empresa etc.

Além disso, é importante manter espaços em canais corporativos sempre abertos para colaboração, emprestar equipamentos, caso precisem, além de ceder espaços, por exemplo, um estúdio de fotografia que seja usado pela equipe de audiovisual.

padronização

Um segundo passo, que precisa ser tomado justamente para tornar produtiva, de certa forma, a comunicação horizontal, é a padronização. Por não terem expertise e conhecimento técnico em comunicação, os colaboradores precisam ter guias para se orientarem durante a produção de conteúdo e sua distribuição.

Sob esse aspecto, é recomendado que sejam criados manuais, documentos normativos e templates, por exemplo, para facilitar o processo. É muito importante, também, que haja alinhamento entre a equipe de comunicação interna e os colaboradores, pois as diretrizes e regras existem para serem respeitadas. E há inúmeros motivos para isso, acredite.

Gestão

Depois da viabilização dos recursos e da divulgação dos materiais que vão direcionar a produção dos conteúdos, uma boa medida é articular com os gestores uma mínima supervisão sobre o tipo de informação que será compartilhada por suas equipes.

Conte sempre com o apoio e o suporte dos gestores para orientar a produção e certificar-se de que estão sendo respeitadas as regras. Esta é uma prática interessante até mesmo sob o ponto de vista de gestão, já que aproxima o líder de seus colaboradores e cria oportunidades de valorização da equipe.

Curadoria

Curadoria de comunicação: impulsionando a produção de conteúdoPor fim, a dica de ouro é: esteja sempre disponível para auxiliar as primeiras produções de conteúdo, afinal, jornalista de empresa também forma opinião, certo? Ensinar técnicas e acompanhar as produções pode ser um ótimo caminho para multiplicar a quantidade de conteúdos em circulação, sem falar no engajamento gerado.

Um ótimo começo é mapear possíveis influenciadores internamente, eles podem ser embaixadores da comunicação horizontal, descentralizada, e ainda podem potencializar a comunicação corporativa. Clique aqui e veja como identificar influenciadores.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s