Lead jornalístico: entenda o que é e comece a usar

Pra que serve o lead jornalístico?Depois de atrair o leitor para o texto, é preciso retê-lo para que consuma o conteúdo até o final. E, para isso, uma técnica bastante usada e já comprovada, por anos, na prática, é o lead. A técnica consiste, basicamente, em oferecer ao leitor um resumo inicial de todo o conteúdo, ou seja, é uma apresentação das informações principais, de forma sucinta e direta. Fazendo uma analogia, é como se fosse um aperitivo para o prato principal de uma refeição.

De uma forma geral, o lead contempla respostas para algumas perguntas básicas que servem de guia para o jornalista, seja de redação ou de empresa: o que, quem, quando, onde, como, por que?  Com isso, o consumidor – no caso da comunicação interna, o colaborador da organização – tem, logo no início do texto, uma ideia sobre a ação que será abordada, quem a executou, em que momento aconteceu, em que lugar, de que maneira e por que motivo, o que faz com que ele perceba o que de bom encontrará no texto. É um excelente ponto de partida.

Tipos de lead

Há diversas variações de lead e todas podem ser usadas quando bem aplicadas na situação adequada, considerando a natureza da informação e o formato sugerido para a matéria. No entanto, alguns deles são mais comuns e podem ser facilmente percebidos nas notícias do cotidiano ou em reportagens de comunicação interna. Confira:

  • Lead Clássico: é talvez o mais comum deles, responde às perguntas básicas apresentadas na introdução deste post, transmitindo as informações de forma rápida e direta. Não costuma começar com verbo, traz em destaque a circunstância principal.
  • Lead Resumo: é bastante usado em cobertura de eventos, já que há muitas informações a serem destacadas e, diante desta necessidade, é preciso resumir todo o conteúdo logo no início do texto.
  • Lead Flash: é usado quando há uma boa frase de impacto para abrir o texto. Geralmente uma frase curta, usada com intenção de impactar e dramatizar a notícia.
Retenção

Como usar o lead para reter atenção do leitor?Atualmente, com a intensa migração dos conteúdos informativos para as plataformas digitais, a técnica de SEO (Search Engine Optimization) vem sendo bastante aplicada, inclusive, em textos jornalísticos, nos mais diversos portais existentes.

Entre os ganhos, estão a visibilidade gerada ao conteúdo em buscas orgânicas, por meio de palavras-chave e hashtags, e a própria retenção, já que, usando alguns recursos de edição, é possível conduzir o leitor ao consumo total do conteúdo, deixando a leitura mais agradável e interessante.

Por fim, vale lembrar que a técnica do lead é parte da pirâmide invertida, que prioriza os assuntos de maior relevância e deixa para um segundo momento os complementos e as informações adicionais. Gostou de conhecer um pouco mais da estrutura de uma matéria jornalística? Boa leitura.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s