Reflexão: você pensa no usuário quando se comunica?

Você pensa no usuário quando se comunica?Este texto não é especificamente destinado a profissionais de comunicação corporativa ou de outras áreas que se interessem pelo tema. O objetivo é gerar uma reflexão sobre efetividade e eficácia da comunicação no ambiente de trabalho de forma geral, o que naturalmente repercute em melhorias relacionadas à comunicação corporativa, claro, mas pode ajudar a melhorar o dia a dia de todos, individualmente.

Além da reflexão, as dicas abaixo podem te ajudar a melhorar sua comunicação no trabalho, afinal, comunicação é algo que sempre poderá ser aprimorado. Entender o destinatário como usuário da informação é o primeiro passo, é imprescindível que a comunicação seja pensada para quem a recebe, não para quem a produz.

Clareza

Seja claro ao escrever um e-mail ou ao expressar uma ideia em videoconferência ou por telefone. Vivemos em meio a uma rotina agitada, em que “tempo é dinheiro”, com diversas demandas e entregas a serem concluídas, eu sei. Mas é importante pensar no que quer dizer ou escrever antes de se expressar de fato. Formular a mensagem apropriada, considerando momento e público, pode te fazer acertar cada vez mais.

Conteúdo

Como se comunicar de forma clara e completa?Além da forma como é transmitida a mensagem, é preciso pensar se todas as informações relevantes estão sendo passadas ao receptor. Prepare um rascunho ou um checklist antes de enviar o e-mail ou fazer o contato, isso vai garantir que aborde todos os tópicos importantes e não deixe de contemplar algum assunto específico.

Destinatário

É importante, também, questionar-se para avaliar se a mensagem a ser transmitida está bem preparada para quem vai recebê-la. Este é um ponto fundamental para uma boa comunicação, afinal, ela só se completa depois do feedback – positivo ou negativo – de quem a recebeu. De nada adianta emitir uma comunicação se a mensagem não for devidamente compreendida, certo?

Exercício diário

Expressar bem suas ideias é algo que vem com o tempo, com prática, algo que vai ser constantemente aprimorado. É um aprendizado eterno, pode ter certeza. Uma dica legal é sempre pensar nos tipos de dificuldade que você tem ao receber mensagens de assuntos que não domina e que precisa se esforçar um pouco mais para um completo entendimento. Pense por um minuto: se enfrenta este tipo de dificuldade, por que fazer com que outras pessoas também passem por isso?

Pode apostar que transmitindo uma mensagem da forma adequada, com clareza e de maneira apropriada para quem a recebe, você também ganha. Mais rápido será o retorno, menor será o retrabalho e mais simples será a tomada de decisão, não importa qual seja a pauta.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s