Depois de construídos o plano de comunicação e os projetos que serão executados, é a vez do programa de comunicação, a etapa final da decisão. É um documento que tem o objetivo de organizar as atividades a serem executadas, considerando prazos, locais e responsáveis.
A metodologia de trabalho é, geralmente, definida na elaboração do projeto. A fase do programa acontece posteriormente e é dedicada à definição dos prazos de início e término de cada atividade dos responsáveis por cada execução. Em resumo, costuma ser criado um cronograma com detalhamento das deliberações necessárias para o cumprimento das ações.
O programa de comunicação costuma apresentar um conteúdo mais específico que o projeto e que o plano, afinal, a ideia é descrever aspectos operacionais previstos, sejam eles técnicos ou não. No universo da comunicação corporativa, os programas costumam ser criados para demandas específicas, como assessoria de imprensa, organização de eventos, publicidade etc.
Na prática
Um bom exemplo de programa de comunicação pode ser um documento com informações de datas e horários de envios de releases à imprensa referentes a um grande projeto conduzido pela organização da qual faz parte o assessor de imprensa. No documento, estarão descritos também os responsáveis pela produção dos conteúdos e pelos disparos de e-mail.