Depois de algum tempo pensando na ideia de ter um blog onde eu pudesse escrever – como se não fizesse isso todos os dias – sobre algo de meu interesse, me decidi. Vou falar sobre o que mais tenho me dedicado atualmente: o jornalismo empresarial. No entanto, trabalhar com jornalismo não é apenas trabalhoso: é interessante, divertido, emocionante e exige constantemente muita criatividade.
Se está se perguntando sobre o “empresarial” ao qual me referi no parágrafo acima, explico: as teorias e técnicas do jornalismo são cada vez mais aplicadas ao trabalho de comunicação nas organizações, seja internamente ou no relacionamento com instituições, governos e imprensa. Espero poder escrever bastante sobre isso ainda, acima de qualquer outro assunto relacionado a comunicação empresarial.
Uma vez, na redação, ouvi uma expressão – simples, mas interessante – que adotei e passei a usar bastante, adaptando-a ao jornalismo empresarial, claro: “Não matemos o menino”. O jornalismo precisa ser respeitado, afinal. Independente da rotina das redações, que apesar de divertidas e viciantes não são o foco deste blog, nas empresas o jornalismo também é colocado à prova o tempo todo. Mas mais uma vez: não podemos matar o menino. Ele está a serviço da organização, não pode ser deixado de lado ou usado parcialmente por profissionais que pouco se importam com as ferramentas, teorias, técnicas e diretrizes que ele nos oferece. Há sempre um fundamento por trás da informação e este é um dos pontos que mais defenderei por aqui.
Espero que gostem dos posts, a única certeza que aqui deixo é a de que escreverei sempre com imenso prazer. Não matemos o menino.
Gabriel Rocha
Bacana a iniciativa. Sorte nas publicações e audiência, Gabriel!
E vamos manter o menino (bem) vivo!
CurtirCurtir