O jornalismo como apoio à comunicação nas empresas

Além das atividades rotineiras relacionadas à transmissão de informações nas organizações, tratadas semanalmente no blog, o jornalismo pode contribuir, ainda, com a comunicação de uma empresa, de maneira ampla. As pessoas se falam constantemente, durante toda a rotina de trabalho, com colegas de perfis diferentes, cargos diferentes e até mesmo culturas diferentes. Como se comunicar de forma clara e fazer com que a mensagem seja transmitida da forma como pretende? O jornalismo pode ajudar.

O conhecimento adquirido em uma graduação ou a experiência vivida no mercado de trabalho, em veículos tradicionais de comunicação, possibilitam ao jornalista contribuir para melhorar a comunicação na organização, afinal, o profissional tem a informação como matéria-prima para o trabalho, que, por sua vez, tem a clareza, a coerência e a precisão como alguns de seus pilares.

Escrever e-mails é uma atividade clássica em uma empresa, executada por praticamente todos os colaboradores, dependendo do segmento de atuação, mas, apesar de rotineira, pode não ser uma prática tão simples. A mensagem transmitida foi eficiente? Cumpriu o objetivo desejado pelo emissor? Foi redigida de uma forma apropriada, com a melhor linguagem para determinado público receptor? O e-mail era mesmo o melhor canal para o tipo de mensagem que precisava ser transmitida? Jornalistas trabalham com informação o tempo todo e aprendem como lidar – ou precisam lidar – com cada uma, além, é claro, de serem os responsáveis por avaliar melhor formato, canal e emissor para cada tipo de comunicação. Um simples e-mail é uma comunicação, afinal.

“Falar em público” é outra atividade bastante comum na rotina das empresas, seja em reuniões, eventos de grande porte ou até mesmo em um diálogo entre líder e equipe. Jornalistas de TV, principalmente, precisam manter postura adequada, ter boa dicção, dominar técnicas de oratória, além de passar a informação, propriamente dita, em uma linguagem clara para cada tipo de público. Oferecer treinamentos de suporte, com dicas e conselhos, pode fazer a diferença para a comunicação da empresa. E uma apresentação de um projeto ou de resultados da equipe? Um bom jornalista conhece recursos básicos de diagramação que podem auxiliar na produção do material.

São inúmeras as oportunidades em que uma equipe de comunicação pode contribuir com a transmissão de informações em uma empresa, mesmo que não seja por meios ou canais jornalísticos. Vale pedir uma ajudinha.

Gabriel Rocha 

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s