Quem dá as regras e dita o ritmo da sua comunicação?

A comunicação de uma empresa precisa ser pensada de forma estratégica o tempo todo e, para isso, o conteúdo produzido pelos profissionais de comunicação corporativa precisa ser pensado e definido com muito cuidado. Há muitas possibilidades e diversos formatos para conduzir e articular as ações de comunicação de uma organização, mas antes de dar qualquer passo é preciso planejar e deixar bem claro para toda a equipe e para os gestores qual será o fator determinante na atuação.

A execução de ações, simplesmente, sem qualquer critério ou relação entre os canais de comunicação interna, não é eficaz. É preciso explorar as ferramentas e os formatos disponíveis para potencializar a transmissão das mensagens de forma complementar. Mas sempre seguindo uma mesma orientação e “linha editorial”, fazendo analogia com as redações. Escolher um fator determinante para orientar todo o trabalho de comunicação pode melhorar processos, deixar as diretrizes mais claras para a equipe e a transmissão de informação mais coesa e coerente.

Os colaboradores da sua empresa gostam do que recebem? Consomem o que é oferecido a eles? Têm consciência da importância de estarem sempre bem-informados?  O que eles realmente querem receber de informação? E as mensagens produzidas? São estratégicas? Atendem às necessidades de gestão da empresa? Essas são perguntas que os profissionais de comunicação precisam se fazer constantemente para que, inclusive, busquem as respostas e conheçam, cada vez mais, seu público.

O conteúdo é a base de tudo. Não adianta inovar em formatos e canais, usar tecnologias, contratar grandes produções, organizar eventos e promoções se o conteúdo não for de interesse do público. É tão forte o poder de atração do conteúdo que chega a vencer a barreira da qualidade. Prefere assistir, por exemplo, a uma super produção com um tema que não te interesse ou a uma produção amadora cujo tema central seja de seu interesse? Refletir é sempre bom.

Gabriel Rocha

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s