Conceitos: branding

Criação e gestão de marcas. Resumidamente, é esse o conceito de branding. Imagine todo o composto de atividades relacionadas a uma determinada marca, desde sua concepção até a percepção gerada ao consumidor, seja de um serviço ou de um produto. Tudo isso, quando pensado da forma correta, com estratégia e com base em pesquisas que sustentem a tomada de decisão, faz parte do trabalho de branding. Não se trata apenas de aspectos referentes a design, como cor, traços e grafismos, mas também de impactos econômicos e culturais que podem interferir na vida dos consumidores.

Há inúmeras variações para essa definição em bibliografias de marketing, administração de empresas e publicidade, principalmente. Os conceitos são, em alguns casos, mais relacionados a nome, cores e imagem, no entanto, outras abordagens já buscam um significado mais profundo, com foco na interpretação do usuário e na experiência oferecida a ele, envolvendo aspectos mais emocionais.

Na prática

Quando uma organização é reconhecida pelos seus stakeholders por meio de uma imagem, um logotipo, uma frase, uma cor ou até mesmo uma ação ou uma campanha publicitária, saiba que é a marca a responsável. O trabalho de branding é o que dá, à marca, a personalidade que você, usuário, reconhece. Uma excelente palavra para explicar essa relação é “identidade”.

A gestão de marcas, ou seja, o branding, tem papel fundamental e de grande peso, também, na atribuição de valor a um determinado negócio. A expressão usada para isso no mercado é “branding equity“.

3 comentários sobre “Conceitos: branding

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário