Comunicação interna para pequenas e médias empresas: vale a pena?

Comunicação interna para pequenas empresasAinda é um tanto quanto raro encontrar equipes de comunicação corporativa em pequenas e médias empresas, as soluções são pouco exploradas e o custo de oportunidade é alto, pode apostar. Quando não há investimento para a formação de uma equipe robusta de comunicação corporativa, perdem as organizações e os gestores, pela possibilidade de aumento de produtividade e eficiência, além da melhoria de clima; perdem os colaboradores, que poderiam se engajar ainda mais e estar mais orientados a trabalhar conforme direcionamento estratégico da empresa. Mas pequenas e médias empresas não são compostas por milhares de colaboradores, é recomendável que haja comunicação interna nestes casos? Sim. E vou te mostrar os porquês.

Antes de mais nada, é importante definir o que são pequenas e médias empresas. Vou me ater, aqui, à classificação por número de colaboradores, apenas para definição de um parâmetro e melhor direcionamento do raciocínio. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no segmento da indústria, vale o seguinte:

  • Micro: com até 19 colaboradores;
  • Pequena: de 20 a 99 colaboradores;
  • Média: 100 a 499 colaboradores; e
  • Grande: mais de 500 colaboradores.

Já no caso do segmento de comércio e serviços, vale o seguinte, segundo o Sebrae:

  • Micro: até 9 colaboradores;
  • Pequena: de 10 a 49 colaboradores;
  • Média: de 50 a 99 colaboradores; e
  • Grande: mais de 100 colaboradores.

Dito isto, você pode, agora, entender por que empresas de pequeno ou médio portes podem – e devem – usar a comunicação interna, seja por meio de um departamento próprio ou de agências de comunicação. Se já conhece o trabalho e precisa apenas de orientações para criar uma área de comunicação interna na sua empresa, entre em contato. Se não for o caso, veja abaixo alguns dos motivos pelos quais deve haver profissionais de comunicação interna na sua empresa.

A comunicação corporativa

É importante entender que comunicação corporativa é diferente da comunicação feita pela liderança, apesar de ter relação direta com os líderes da organização, que são poderosos multiplicadores das mensagens. Os profissionais de comunicação corporativa, que são, em sua maioria, jornalistas, relações públicas, psicólogos ou publicitários, cuidam da reputação da organização, são responsáveis por todo o trabalho de branding, organizam eventos, produzem e disseminam conteúdo estratégico aos colaboradores e ainda promovem ações que geram engajamento.

A comunicação corporativa está cada vez mais ligada à estratégia da empresa. E qual pequena ou média empresa não precisa manter seu quadro de profissionais alinhado à estratégia?

Comunicação interna + endomarketing

Há até um certo ar de rivalidade entre alguns profissionais que defendem mais a comunicação interna ou o endomarketing, no entanto, a grande verdade é que são ferramentas complementares, que podem gerar ótimos resultados quando usadas paralelamente.

O papel da comunicação interna é informar aos colaboradores as novidades da organização, o que envolve cenário econômico e de produção, conquistas, novos clientes e parceiros, recordes, projetos inovadores, entre diversos outros assuntos. Já o endomarketing, é bastante usado em ações que têm como objetivo gerar engajamento, ou seja, explora reconhecimento, valorização dos profissionais, senso de pertencimento, orgulho etc.

Uma equipe especializada, preparada para lidar com conteúdos específicos e disseminá-los aos colaboradores por meio de diferentes canais, ações, eventos e projetos agrega valor ao seu negócio. Como anda, por exemplo, o clima organizacional da sua empresa? Pequenas e médias organizações também precisam lidar com esse tipo de questionamento.

Estratégia

Comunicação interna pode aumentar produtividadeTodo esse composto de ações de comunicação e endomarketing está diretamente ligado ao planejamento estratégico da empresa. Colaboradores que possuem orientações claras com relação aos objetivos estratégicos e sabem para onde a empresa está caminhando trabalham melhor, de forma mais eficiente e acabam sendo mais produtivos. Há um trabalho multidisciplinar bastante complexo para planejar a atuação pelos próximos anos, definir objetivos estratégicos e metas e, por fim, desdobrar as diretrizes para cada equipe ou profissional.

A equipe de comunicação corporativa deve participar deste trabalho, pois, além de ser formada por profissionais que estudam, a todo momento, o comportamento dos colaboradores e a cultura organizacional, é a mais preparada para transmitir todas as ideias, com argumentação embasada e tradução das mensagens prioritárias. Os colaboradores de pequenas e médias empresas também precisam de alinhamento estratégico e, para isso, é fundamental que haja comunicação clara e precisa.

Escolhas técnicas

Uma mensagem pode não ser recebida da mesma forma por todas as pessoas, já que depende de bagagem cultural e da interpretação particular de cada receptor. Além disso, cada canal possui seu formato, que pode ser ou não o de maior preferência, e sua abrangência, o que precisa ser mensurado para geração de indicadores que apontem eficácia de cada veículo interno.

O jornalista de empresa é o profissional mais indicado para estudar públicos de cada canal, seus comportamentos ao consumir informações e, a partir daí, propor a estruturação ideal do mix de canais de comunicação interna. Depois de definidos os meios e os formatos, é também papel do jornalista de empresa elaborar o calendário de pautas, contemplando assuntos estratégicos e os que tenham boas taxas de atratividade e retenção. Lembre-se que profissionais bem-informados podem render mais e ser mais precisos na tomada de decisão, já que passa a ser fundamentada a partir da estratégia.

Imagem e posicionamento

Assessoria de imprensa pode garantir a reputação da empresaÉ extremamente recomendado definir uma identidade para a marca e cada vez mais necessário zelar pela sua reputação. O trabalho de assessoria de imprensa, por exemplo, é fundamental nesse contexto. Com as possibilidades proporcionadas pela internet e, principalmente, pelas redes sociais, a exposição é naturalmente ampliada, o que pode ser bom por um lado, mas ruim por outro. É preciso avaliar muito bem quando e onde a marca deve ser exposta.

Todo o trabalho de branding é de responsabilidade da equipe de comunicação corporativa e está errado quem diz que uma pequena empresa não precisa de uma marca forte e presente no mercado. Se há necessidade de prospectar novos clientes, se há relacionamento constante com órgãos reguladores, governos, imprensa, comunidade e fornecedores, se há riscos e possíveis novos negócios a serem estabelecidos, é preciso investir em branding.

Equipe interna ou agência?

Depois de tomada a decisão de investir em comunicação interna, é preciso definir qual o modelo é mais adequado ao negócio em questão. Há, basicamente, duas opções mais comuns no mercado: montar uma equipe própria ou contratar uma agência de comunicação.

Particularmente, reconheço vantagens e desvantagens em ambos os modelos de trabalho, é preciso avaliar caso a caso para definir qual deles é melhor para determinada empresa, conforme perfil, necessidades e objetivos principais. Precisa, agora, de ajuda para tomar a decisão sobre qual caminho seguir? Entre em contato.

Gabriel Rocha

Um comentário sobre “Comunicação interna para pequenas e médias empresas: vale a pena?

  1. Douglas Cypriano 27/08/2019 / 07:56

    Muito bacana Gabriel ! Apesar de não ser da área, já tive como escopo em uma das minhas experiências profissionais a área de marketing. Na ocasião, trabalhamos com um profissional externo e hoje vejo com mais clareza as oportunidades que tínhamos na época. Abração!

    Curtir

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s