O e-mail marketing nada mais é que um e-mail, normalmente com uma imagem bonita em destaque ou um texto bem elaborado, que tem como objetivo convencer o destinatário, seja a respeito de um produto, um serviço, uma ideia ou mensagem. É um instrumento bastante usado em campanhas de endomarketing e vendas, capaz de gerar resultados rapidamente, com baixo custo, possibilidade de interação e, principalmente, rastreabilidade do comportamento do usuário, o que permite planejar cada vez melhor a estratégia.
O e-mail marketing é um dos principais mecanismos usados para colocar em prática uma estratégia de comunicação, ou seja, é preciso que haja planejamento e mensuração constante dos resultados e dos fluxos gerados pelos receptores das mensagens. Essa ferramenta pode fazer com que sejam estabelecidas duradouras relações entre emissor e receptor. E isso vale para profissionais liberais e, inclusive, para grandes organizações que querem buscar aproximação com seus públicos.
Importante deixar claro que o e-mail marketing é sempre autorizado pelo usuário, ao contrário dos spams. As mensagens são enviadas somente para uma lista de e-mails cadastrados, diferentemente de um spam, que é o envio em massa, disparado mesmo para pessoas que não autorizaram o envio para suas caixas de entrada.
Na prática
Se você trabalha em uma grande empresa, que possui uma área estruturada de comunicação corporativa, provavelmente já recebeu e-mails de divulgação de campanhas de endomarketing, prêmios, datas marcantes etc. Pois bem, eis o e-mail marketing. Se não se identificou, lembre-se dos e-mails que recebe com promoções ou lançamentos de uma determinada loja ou empresa para a qual informou seu endereço de e-mail por se interessar pelo negócio e desejar receber informações constantemente.
Um comentário sobre “Conceitos: e-mail marketing”